SEATI emite nota sobre ataque hacker global nesta sexta-feira, 12 de maio

Na última sexta-feira o mundo inteiro esteve em alerta com a notícia de um ataque Hacker a grandes organizações. Notícias veiculadas em portais de tecnologia informaram que mais de 70 países foram atacados.

Os ataques estão sendo causados pelo vírus conhecido como Ransomware WannaCry. Ele criptografa todos os dados do computador e só os libera mediante pagamento em dinheiro. É quase impossível descriptografar sem pagar.

A SEATI/SEGOV, por precaução, decidiu desligar temporariamente a rede do Governo do Estado. Foi realizado uma análise criteriosa e, no mesmo dia, vários serviços que estavam 100% seguros foram restabelecidos. Os demais serviços retornaram durante o final de semana, a medida que eram aplicados todos os procedimentos necessários para garantir a segurança dos dados.

A SEATI/SEGOV recomenda que todos os usuários atualizem o Windows e o antivírus. Ressaltamos que sistemas operacionais Linux não são afetados pelo Ransomware WannaCry

Os técnicos da SEATI/SEGOV estão à disposição em caso de dúvidas. O contato do nosso serviço de atendimento ao cliente são 3218-2247, 3218-2248 e 3218-2250. Para saber mais, acesse https://pro.tecmundo.com.br/ataque-hacker/116630-chega-brasil-ataque-hacker-sequestrou-europa.htm

Atenciosamente,

Márcio Régis Manso Fraga

Secretario Adjunto