Ronda Escolar do 1º Batalhão participa da criação do Conselho Antidrogas do Colégio Francisco Ximenes

Como forma de agir preventivamente no combate ao tráfico de entorpecentes no ambiente escolar, o Comando do 1º Batalhão promoveu juntamente com a equipe pedagógica do Colégio Francisco Ximenes a criação do Conselho Antidrogas na referida unidade de ensino localizada na Área Itaqui-Bacanga. Na reunião foram definidas novas estratégias de enfrentamento de crimes dessa natureza.
Desde o momento que assumiu o Comando do 1º Batalhão, o Tenente-Coronel Edvaldo Mesquita implantou uma nova filosofia de atuação para a Ronda Escolar, baseada no fortalecimento da interação entre policiais militares e a comunidade estudantil. Segundo o Oficial é de extrema importância para o sucesso dessa relação o desenvolvimento do espírito de confiança e cooperação entre as partes, desta forma os estudantes irão se sentir seguros e não intimidados com a presença da Polícia Militar nas escolas. Edvaldo ressaltou ainda que o trabalho desenvolvido pela Ronda Escolar do 1º BPM ao longo do ano tem sido determinante para a diminuição dos índices de criminalidade na região.
A Ronda Escolar é um tipo de policiamento específico que além de atuar na prevenção e repressão da violência e do tráfico de entorpecentes no ambiente escolar, realiza palestras e eventos de interação entre policiais, alunos, professores e diretores. Os policiais militares também são chamados conversar com alunos em situação vulnerável, indisciplinados ou que apresentam desvio de comportamento.

Por Cabo PM Paulo ASCOM SSPMA