Resultados de análises do ILAF, órgão da Perícia Oficial do MA, são aprovados pelos programas de controle da qualidade da ONU e do INMETRO
Texto: Perícia Oficial-MA
UNODC
O Instituto Laboratorial de Análises Forenses (ILAF), órgão da Perícia Oficial do Maranhão, participou pela primeira vez do Ensaio de Proficiência em análise de drogas em material biológico da Organização das Nações Unidas (ONU) 2022.1.
O International Quality Assurance Programem – IQAP (Programa International de Garantia da Qualidade), coordenado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (United Nations Office on Drugs and Crime – UNODC), através dos Exercícios Colaborativos Internacionais (International Collaborative Exercises – ICE), consiste na análise de substâncias desconhecidas pelos participantes do programa. Dessa forma, avalia a capacidade de instituições em todo o mundo em identificar diversos tipos de substâncias (entorpecentes, fármacos, etc.), igualmente elevam o aperfeiçoamento dessas instituições dos seus próprios desempenhos e a qualidade dos resultados.
O ILAF recebeu amostras de urina liofilizadas e outras amostras sólidas, provenientes da sede do UNODC, em Viena, Áustria. As amostras foram processadas e analisadas pelo Serviço de Toxicologia Forense e Química Forense do ILAF, o quais apontaram a identificação de substâncias. Os resultados remetidos ao UNODC obtiveram 100% de acerto.
INMETRO
Paralelamente ao ICE, o ILAF já em plena participação em um programa de controle de qualidade coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e Ministério da Justiça, no âmbito da Toxicologia e Química Forense, iniciado ao final do ano de 2021 e tendo sua continuidade ao longo do primeiro semestre de 2022, obteve também 100% de acerto em seus resultados decorrentes da análise e identificação de entorpecentes e outras substâncias realizadas pelo Serviço de Química Forense em amostras avaliativas do INMETRO. Fato este que vem corroborar com o resultado da avaliação anterior realizada no início do ano (2022), quantificação de etanol em material biológico sangue (alcoolemia), no qual o Serviço de Toxicologia Forense do ILAF já havia alcançado desempenho máximo entre os participantes, de acordo com o Instituto de Metrologia.
Isso reforça a credibilidade dos resultados das análises produzidas pela instituição, obedecendo critérios nacionais e internacionais, decorrente de trabalho realizado com planejamento a curto, médio e longo prazo, com metas e objetivos bem definidos e trabalhados, visão de futuro, Gestão da Qualidade ativa em todos os processos, investimentos realizados, associado à alta competência técnica dos peritos e o trabalho em equipe.