Representando o governador Flávio Dino, secretário de segurança entrega 03 Cras no interior do Estado

O secretário de segurança pública Jefferson Portela representando  o governador Flávio Dino inaugurou neste sábado (03), nos municípios de Paulo Ramos, Lima Campo e São Bernardo do Maranhão, 03 Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Na oportunidade foi ressaltado inaugurações nos mesmos moldes, em 74 municípios maranhenses, visando serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Os programas oferecidos pelo Cras oferecem amplos programas e projetos socioassistenciais para as famílias em situação de vulnerabilidade social. O acesso a serviços essenciais, como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda. Os serviços de prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários e a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias.

Cras inaugurado em Paulo Ramos

Durante a solenidade, o secretário de segurança pública ressaltou que a população maranhense teve nas gestões passadas, a qualidade de vida muito prejudicada em campos essenciais. Os Cras entregues pelo governo do Estado farão uma assistência social qualificada, não só para encaminhar pessoas, mas, que ela veja que está sendo atendida e que o seu problema que ela sente seja superado. Esta é a finalidade correta do serviço público. Os Cras entregues nesta envergadura, nos 74 municípios estão sendo realizado em menos 18 meses pelo governo Flávio Dino, onde demonstra a presteza em atender o menos favorecido. São Obras de qualidade, onde a população receberá um atendimento humano, por profissionais qualificados.

Iniciando a programação, o município de Paulo ramos foi o primeiro comtemplado a receber o Cras no sábado, onde iniciaram a inauguração por volta das 10hs com a presença do secretário de segurança Jefferson Portela, da coordenadora do Cras Poliana Lourenço, da secretária de Assistência Social Jacilda Andrade e a comunidade. Foi realizado o descerramento da placa de inauguração do Cras pelo secretário de segurança pública. Em seguida, a retirada da fita de inauguração, dando acesso à comunidade, as dependências do local, confirmando assim a qualidade na infraestrutura entregue pelo Governo do Estado.

paulo-ramos-1

Na oportunidade da solenidade, Jacilda Andrade disse que “Estamos alegres de recebermos o novo Cras, pois sabemos que o serviço realizado é de forma adequada, de boa estrutura para recebermos as pessoas. O cras na verdade é a porta de entrada da Assistência Social. Estamos felizes e vamos trabalhar ainda mais, para que as pessoas possam ser atendidas com qualidade, na prestação dos serviços assistenciais”, destacou.

Ofertado unidade do Cras para Lima Campos

No município de Lima Campo, o secretário de Segurança pública Jefferson Portela em nome do governador Flávio Dino, entregou também o Cras à comunidade, por volta das 11:30hs. Estiveram presentes na inauguração a coordenadora do Cras Zeneide Sousa, a delegada licenciada e primeira dama do município Silvana Prazeres, o delegado regional de Pedreiras Lucas Smith, e a Secretária Municipal de Assistência Social Pedrina Mota. Após as autoridades entoarem o Hino da Cidade de Lima Campos foi realizado o descerramento da placa de inauguração e o corte da fita simbólica; e logo entregue o Cras à comunidade, a qual realizou vistoria no local e parabenizando o governo do Estado pela obra entregue.

lima-campos

A Secretária Municipal de Assistência Social Pedrina Mota ressaltou que “É com muita honra que recebemos esta obra pelo estado este Cras, pois é aqui, que iremos trabalhar coma as famílias com vulnerabilidade social e com o fortalecimento de vínculos familiares, pois sabemos que as famílias precisam desse suporte. Estamos recebendo o Cras completamente mobiliado. Contamos com duas assistentes sociais, uma psicóloga, para fornecer atendimento para a comunidade”, considerou.

Cras entregue em São Bernardo do Maranhão

Outro município que recebeu outra unidade do Cras foi o município de São Bernardo do Maranhão, solenidade realizada por volta das 14:30hs. Dentre os presentes, a coordenadora Joice Menezes e o Secretário Municipal de Assistência Social Josinaldo França. Ele informou que “A obra do Cras entregue no município é de grande importância, pois teremos maior qualidade no atendimento, contando com profissionais qualificados para dar os atendimentos necessários que a família carente necessita. Temos a satisfação de agradecer o Governo do Estado pelos esforços feitos por esta grande obra no município. Agradecemos a todos os secretários e amigos que se fizeram presentes nesta inauguração”, concluí-o.

sao-bernardo-do-mearim

O secretário de segurança pública Jefferson Portela, no final das inaugurações refutou que “As pessoas vivem em dificuldades sociais porque os governos não aplicaram os recursos públicos na sua finalidade fim. Este é o problema crônico no Estado do Maranhão, gestões que pegaram muito dinheiro, mas que aplicados de forma errada. O governador Flávio Dino irá deixar 1.300 escolas dignas no interior do estado para um ensino de qualidade. Cerca de 30 mil alunos hoje, em apenas 18 meses de governo estão estudando em escolas que eram de taipa. Hoje elas viraram prédio, com quadros descentes e material de trabalho escolar, para os professores ensinarem com qualidade”.

Finalizando, o secretário de segurança Jefferson Portela disse, que o governador Flávio Dino quer que o serviço público tenha qualidade no atendimento para com a comunidade, para atender bem as pessoas, servir e atender com qualidade.

Mauro Wagner – ASCOM SSP