Presidente do CONSESP, Jefferson Portela participa de Encontro Nacional de Secretários de Segurança no Rio Grande do Sul

Por Carolina Gomes / Ascom SSP

O Presidente Nacional do Conselho dos Secretários de Segurança Pública, Jefferson Portela está participando da 63° Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP), entre os dias 06 e 07 de outubro. O encontro está sendo realizada em Gramado, no Rio Grande do Sul e ocorre em paralelo ao 6° Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública.

Na pauta, foi elaborado um documento pelos secretários de segurança com as principais reivindicações dos estados brasileiros, denominado de “Carta de Gramado”, a qual será encaminhada ao Ministério da Justiça e Cidadania, Câmara Federal e Presidência da República, de modo a buscar resultados mais eficazes: “A carta demonstra a unidade do CONSESP em torno de seis pontos, considerados prioritários. “Esperamos que o ministro analise as sugestões na nossa próxima reunião”, destacou o presidente, secretário Jefferson Portela.

O CONSESP, criado em 2003, é um órgão com finalidade de assessoramento especial aos secretários estaduais de Segurança Pública, que acompanha e avalia as políticas de segurança pública em todas as esferas governamentais.

Na 3ª reunião ordinária de 2016, foi explanado e discutido entre os secretários estaduais o atual cenário do setor nacional. Foram catalogados temas como a versatilidade das leis penais, o financiamento da Segurança Pública, a integração da União, estados e municípios, além de, novas tecnologias no combate as práticas criminosas.

Na mesma reunião, foi dado ênfase a 6ª edição do Fórum de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública. A solenidade tem como foco principal o Sistema Integrado de Segurança Pública, o papel da sociedade civil como agente influente na segurança, sistemas de vídeo monitoramento e as possibilidades de uso para os Centros Integrados de Comando e Controle Estaduais.