Polícia Militar garante segurança e tranquilidade na Via Sacra

Centenas de policiais militares garantiram segurança e tranquilidade nesta quinta-feira, (13), e sexta-feira (14), durante a 36ª edição do espetáculo Via Sacra, realizada pelo Grupo Independente de Teatro Amador (GRITA), no bairro do Anjo da Guarda, em São Luís.
O plano de operação da Polícia Militar para a Via Sacra 2017 foi acompanhado pelo comandante geral da PM, coronel Frederico Pereira, pelo comandante de Policiamento de Área Metropolitana 3 (CPAM-3), coronel Eduardo Simplício, e pelo tenente coronel Edvaldo Mesquita, comandante do 1° Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento da área.

O coronel Frederico Pereira explicou que o objetivo da operação é garantir a ordem e a tranquilidade ao público em geral, executando o policiamento ostensivo a pé, motorizado, montado e por meio de blitzen desencadeadas em todas as áreas de realização do evento. A ação contou com efetivo de todas as unidades operacionais da capital, além do apoio das viaturas do BPChoque,  Rotam, Cavalaria e CTA que estavam posicionadas em pontos estratégicos.
Durante o espetáculo os policiais militares efetuaram “barreiras de abordagens” e “revista pessoal” nos principais pontos de acesso ao local do evento, evitando assim entrada de delinquentes portando arma de fogo, arma branca, drogas ou qualquer outro material, objeto ou substância que pudesse ser utilizado para cometimento de crimes. Outra ferramenta utilizada pela PM no evento foi às torres de observação, local onde o militar se posicionava mais alto e tinha uma visão mais ampla dos possíveis suspeitos.
Para o tenente coronel Edvaldo Mesquita, o forte esquema de segurança garantiu mais uma vez a tranquilidade e sucesso do evento. “Nosso compromisso é fazer com que os maranhenses e turistas que assistiram o espetáculo possam retornar e divulgar a beleza do evento”, disse o comandante do 1º BPM.

Ação conjunta

A ação da Polícia Militar se somou ao da Polícia Civil que dispôs de um plantão especial na 5º Delegacia, no Anjo da Guarda, funcionando  24h nos dois dias de espetáculo. Para assegurar ainda mais a tranquilidade do público, o Corpo de Bombeiros esteve presente no evento realizando vistoria técnica e itens de segurança. O plano se segurança cobriu ainda a área Itaqui-Bacanga, ao longo da Avenida dos Portugueses e em paradas de ônibus para garantir o retorno tranquilo do público para casa. A ação teve parceria de órgãos municipais, como a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que cuidou do isolamento do tráfego na região; de Saúde (Semus) com reforço do Samu; Blitz Urbana, responsável pela fiscalização de bares e do comércio ambulante.