Polícia Militar do Maranhão realiza solenidade de formatura do Colégio Militar Tiradentes e troca de comando

Foi realizada na manhã de quarta-feira (05), no Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, a solenidade de formatura dos alunos do ensino médio do Colégio Militar Tiradentes e a troca de comando na sub-chefia do Estado Maior e na Direção de Ensino, com a presença do Comandante Geral Cel. Frederico Perreira, Cel Antônio Roberto, Tenente-coronel Brandão, representantes da UFMA, SEDUC, formandos, alunos, professores, oficiais, praças e familiares dos formandos.
Inicialmente, houve a execução do hino nacional brasileiro pela banda de música da PMMA, seguido das palavras dos oficiais, professores e alunos, saudando os formandos da turma Cel. Antônio Roberto, em homenagem ao coronel diretor de ensino. Logo após, houve a entrega de certificados aos três melhores alunos. A banda de música da Polícia Militar executou hinos e canções especiais, dando brilhantismo ao evento.

No final da solenidade, houve desfile dos alunos que integram o Colégio Tiradentes juntamente com os formandos. O tradicional fora de forma e entrega dos certificados pelos padrinhos e madrinhas dos formandos foram os pontos altos do evento. Foi sem dúvida, um dia muito especial para os jovens que concluíram o ensino médio em um Colégio Militar, que é referência nacional, pelas belas notas apresentadas por seus alunos, nas provas do Enem.

Após este evento, uma outra solenidade aconteceu, a da passagem de comando, realizada no Salão Azul do Comando Geral. O coronel Antônio Roberto deixou a Direção de Ensino para exerce a subchefia do Estado Maior da PMMA e o coronel Ozório deixou o Comando Área 7, para exercer a Direção de Ensino.

A nossa reportagem esteve presente nos eventos, oportunidade em que conversamos com o comandante geral, coronel Frederico Pereira que inicialmente enalteceu e parabenizou as equipes de policiais do 15ºBPMMA da cidade de Bacabal e do COSAR, pela brilhante atuação no caso ocorrido naquela cidade, quando aproximadamente 15 bandidos fortemente armados tentaram o que seria um dos maiores assaltos já realizados a uma instituição bancária e a transportadora de valores.

“Quero agradecer e parabenizar todos os policiais militares que participaram dessa ação contra aqueles bandidos que recuaram diante da força policial do estado. Ali estavam homens preparados para combater esta prática criminosas de assaltos a bancos no Maranhão. Os bandidos foram encurralados pelos nossos bravos policias, não restando a eles outra saída senão abandonar as armas, carros e abortar a ação criminosa, fugindo e se embrenhando nas matas da região” disse o Coronel

O comandante informou que um bandido foi preso na quarta-feira (04), e um outro na manhã da quinta-feira (05), e segundo o levantamento feito, os dois elementos, são de altíssima periculosidade. Quanto aos demais, um cerco foi feito pela polícia e a prisão deles é uma questão de tempo.

“Esta é a resposta que o governo do estado, através Secretaria de Segurança Pública, por intermédio das forças de segurança, está dando a criminalidade no Maranhão”, reforçou!

Da formatura dos alunos do Colégio Militar Tiradentes

Coronel Pereira destacou o sucesso do trabalho da Polícia Militar na área da educação, com a formatura de mais uma turma do ensino médio do Colégio Militar Tiradentes, uma referência, um orgulho pra PMMA e para o Maranhão. “Hoje foi dia de festa, com alunos, formandos, familiares, professores e militares juntos neste grande evento para alegria e felicidades de todos que fazem parte desta honrosa instituição” enfatizou.

 

Em seguida, conversamos com o Tenente-coronel Brandão, diretor geral, que ressaltou a importância da estratégia educacional montada no Colégio Militar Tiradentes, preparando alunos para ingressarem em curso superior e exercerem uma profissão, dando a devida contribuição à sociedade.

Brandão informou que para o ano de 2017 essa Instituição de Ensino já está em processo seletivo para preenchimento de vagas. Haverá também parceria com a Universidade Federal do Maranhão para inclusão do curso de Inglês.

“Estamos nos preparamos no sentido de conquistar a medalha de ouro na olimpíada brasileira de escolas públicas, assim como por em prática outros projetos educacionais que visam melhor preparar os alunos do Colégio Militar Tiradentes” ressaltou!

“A minha mensagem aos formandos, é que eles coloquem em prática os ensinamentos que tiveram durante todo o período de aprendizagem no Colégio Militar Tiradentes. Com disciplina, honestidade, dedicação aos estudos, hierarquia e competência. Que eles possam ser em um futuro bem próximo grandes profissionais” concluiu!

Da troca de comando

 Com a aposentadoria do Coronel Carlos Augusto que prestou um relevante serviço à Polícia Militar do Maranhão, o coronel Antônio Roberto assumiu a subchefia do Estado Maior e o coronel Ozório assumiu a Direção de ensino da PMMA, ele que teve uma passagem pela área educacional da Polícia Militar, tendo ambos realizado um bom trabalho nos postos antes ocupados por eles, relatou o comandante Pereira.

 

Passagem de comando

Na passagem de comando, o coronel Antônio Roberto prometeu exercer a nova função com o mesmo empenho, responsabilidade e dedicação, que teve na sua passagem pela Direção de Ensino. Agradeceu ao comandante geral pelo reconhecimento quem tem tido de seu trabalho dentro da instituição.

Para o coronel Ozório, assumir uma nova função na PMMA faz parte da rotina da vida militar. Ele disse que muito lhe honra o convite feito pelo coronel Pereira para assumir a Direção de Ensino dessa instituição, prometendo dar, juntamente com sua equipe, o melhor de si para o bom desempenho dos trabalhos que serão realizados durante sua gestão. Falou que a responsabilidade maior da diretoria de ensino é cuidar da parte pedagógica da Polícia Militar, que vai da formação dos soldados, oficiais, dos colégios militares, do ensino continuado, do treinamento da tropa que já exerce atividade na corporação, assim como cursos específicos de força tática, operações especiais e outros tipos de treinamentos, que permitem habilitar o policial militar, para um melhor desempenho no exercício da sua função.

Por/Stenio Johnny RPJ/MA 0001541-ASCOM SSP