PMMA inicia nivelamento em motopatrulhamento tático em São Luís

Por: ASCOM/PMMA

Com objetivo de capacitar os policiais militares para trabalhar no policiamento ostensivo em motocicletas, a Polícia Militar do Maranhão por meio do Batalhão Tiradentes iniciou na segunda-feira, 18, o estágio de nivelamento em motopatrulhamento tático. A solenidade de abertura aconteceu no auditório da Unidade Regional de Educação – URE, na Vila Palmeira, em São Luís.

O policiamento de motos se destaca no atendimento às ocorrências por apresentar uma rápida resposta durante o deslocamento e por alcançar locais não alcançáveis às demais viaturas. Como parte da filosofia do policiamento comunitário oferece um policiamento preventivo mais próximo da comunidade.

Para o comandante geral da PMMA, coronel Jorge Allen Guerra Luongo, o nivelamento irá capacitar os policiais militares a exercer as funções do motopatrulhamento de maneira mais técnica; “O governo do estado continuará investindo nessa modalidade de policiamento, que atende de forma rápida as ocorrências em qualquer região do Maranhão” disse.

Além do comandante geral da PM estiveram presentes na solenidade, o coronel Laercio Ozório, diretor de Ensino da Corporação, o tenente coronel Raimundo Andrade, comandante do Batalhão Tiradentes, Júlio Campos, comandante da Guarda Municipal de São José de Ribamar e oficiais e praças da PM.

Sobre o curso

Durante o curso serão repassados os conceitos de segurança em circunstâncias diferenciadas, simulando situações do dia a dia do motociclista policial, como em vias públicas, terrenos irregulares ou na orla da praia. As instruções práticas também acontecerão na área externa do complexo Castelinho, no bairro Outeiro da Cruz, no CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) e pistas de Off Road.

Os policiais receberão conhecimentos e treinamentos em pilotagem básica, pilotagem avançada, abordagem com uso de motocicleta, técnicas de escolta, mecânica básica e primeiros socorros.

Serão dezesseis policiais do Batalhão Tiradentes, quatro policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária, quatro policiais do 21º Batalhão de Polícia Militar, três guardas municipais de São Luís e quatro guardas municipais de São José de Ribamar totalizando trinta e um participantes.