Parceria entre cúpula da Segurança e Sest/Senat certifica 80 Moto-taxistas e Moto-frentistas

A solenidade de encerramento de certificação dos formandos do Curso de Qualificação no Trânsito, de Moto-taxistas e Moto-frentistas, realizada no auditório do Sests/Senat, aconteceu na tarde desta sexta-feira (18), por volta das 16hs. A mesa, composta por autoridades do Sest/Senat, Secretaria de Segurança, Detran, Polícia Militar e a Federação das Associações e Sindicatos dos Moto-taxistas entregou 80 certificados aos participantes do curso.IMG_3587

Os moto-taxistas e moto-frentistas, receberam 25hs de aulas teóricas e 05hs de aulas práticas, no período de 05 meses, envolvendo várias turmas. As disciplinas destacaram temas sobre “Ética e Cidadania na Atividade Profissional, Legislação no Trânsito, Gestão de Risco Sobre Rodas, Saúde e Segurança no Trânsito”.

O curso, em suma, vem somar na qualificação, educação e, ainda, na multiplicação dos conhecimentos dos moto-taxistas e moto-frentistas resultando no bem maior que é salvar vidas.

A Diretora Geral do Sest/Senat Roseanne Araújo agradeceu a presença de todos e parabenizou a iniciativa da parceria para com as categorias e a importância para a sociedade. Ela disse ainda que “É um trabalho de educação para o trânsito e não apenas no sentido de certificar os profissionais, mas também no sentido de qualificar, com educação técnica por consequência. A educação no trânsito traz como  resultado vidas salvas no trânsito”, finalizou.

Já o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela afirmou no evento que “O Governador Flávio Dino sabe a necessidade desse curso para com as categorias dos moto-taxistas e moto-frentistas, pois ele, como gestor público, tem essa concepção. Em nome do sistema de segurança pública, queremos restringir as dificuldades para melhorar a vida do cidadão. Um dos exemplos foi a parceria entre o Estado e o Município, para com o asfaltamento de diversas ruas da capital, melhorando a camada de asfalto, mostrando assim a responsabilidade com o serviço público. Cumprimos uma missão social no momento que cuidamos das vidas das pessoas e da regularização da classe. A qualificação e a educação no trânsito são provas irrefutáveis das melhores intenções do Governo Flávio Dino”, disse o secretário.

As palavras da Diretora Geral do Detran, Larrissa Abdalla Brito foram no tocante à sensibilização para com a classe e a preocupação na qualificação das categorias. Ela disse ainda que “A iniciativa é atendida por meio da resolução 410, do Conselho Nacional do Trânsito (COTRAN), com publicação em 2012, sendo que apenas sendo celebrado no dia 24 de setembro de 2015, justamente o dia do Moto-taxista”. Segundo ela, “A resolução somente veio a se concretizar, em definitivo, com a gestão do Governador Flávio Dino”. E acrescentou: “Quero parabenizar os moto-taxistas e moto-frentistas e pedir que façam valer o certificado, pois ele é o resultado da qualificação profissional”.

A composição da mesa de autoridades foi formada pela  Diretora Geral do Sest/Senat Roseanne Nina de Araújo; o Secretário de Segurança, Jefferson Portela; a Diretora Geral do Detran Larrissa Abdalla Brito; o Comandante da Companhia Rodoviária Militar Independente, o Major Augusto Carlos Magalhães; a Coordenadora de Educação para o Trânsito, Adriana França e, representando a Federação das Associações e Sindicatos dos Moto-taxistas e Moto-frentistas, o presidente Jean Barbosa.

Mauro Wagner/ASCOM SSP-MA