Outubro Rosa chega à Secretaria de Segurança com mamógrafo móvel do governo do Estado

A carreta do Mamógrafo Móvel esteve nos dias 28 e 29 do mês de outubro no pátio externo da Secretária de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), como parte das atividades do Outubro Rosa, realizada naquela secretaria.

A carreta do Programa Mamógrafo Móvel é um projeto do Governo do Estado em parceria com as secretarias de Estado da Saúde e da Mulher com o objetivo de promover às mulheres maranhenses exames preventivos e de câncer de mama. Várias servidoras compareceram ao evento promovido pela SSP, sob a coordenação do Departamento Biopsicossocial que tem como chefe a Dra. Daniella Salomão Prazeres Martins.

Os Exames foram direcionados para mulheres de várias idades, sendo que o exame de câncer de mama foi destinado apenas a mulheres acima dos quarenta anos. Foram dois dias em que senhoras e senhoritas servidoras puderam fazer exames voltados para a saúde feminina.

KODAK Digital Still Camera

Estiveram presentes representantes das Secretárias de Estado da Saúde e da Mulher, SSP, radiologistas, enfermeiras, médicos, assistentes sociais e psicólogos, todos engajado no objetivo de levar às mulheres orientações sobre o Câncer de Mama e os cuidados que ELAS devem ter com seu corpo e sua saúde.

É o Governo do Maranhão preocupado com a saúde da mulher maranhense, fazendo um trabalho itinerante, percorrendo a capital e o interior maranhense, com o Programa Mamógrafo Móvel, dando oportunidade a mulher, orientando-a e, ao mesmo tempo, realizando exames de prevenção ao Câncer de Mama e outros tipos de doenças que ameaçam a vida feminina.

O Secretário de Estado de Segurança Pública, Je4fferson Portela esteve presente ao evento, dando total apoio às mulheres da SSP. Como gestor da pasta, o secretario Jefferson Portela faz questão de zelar pela saúde das servidoras, investigadoras, delegadas, assim como as mulheres das empresas que prestam serviços a SSP-MA

KODAK Digital Still Camera

A nossa reportagem se fez presente, oportunidade em que entrevistamos o secretário Jefferson Portela, a coordenadora do Departamento Biopsicossocial da SSP, Daniella Martins, Dra. Clarinda Germano, da Secretaria de Estado Da Mulher, diretora do Programa Viva Mulher e a técnica em Radiologia e  operadora do Mamógrafo Francisca Pinheiro.

 

Por: Stenio Johnny RPJ-MA 0001541/ASCOM/SSPMA