Operação Lei Seca do Detran-MA chega as cidades de Morros e Icatu

Em continuidade ao processo de fortalecimento da fiscalização do trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) e a Polícia Militar Rodoviária (PMR) realizaram, nesta terça-feira (15) e quarta-feira (16), uma Operação Lei Seca especial nas cidades de Morros, tradicional balneário da Região do Munim e Icatu.

As blitzen, em Morros, realizadas em dois horários diferentes, tiveram o objetivo de tirar de circulação veículos irregulares, principalmente motos.

Somente pela manhã foram removidos 23 veículos irregulares, sendo dois carros e 21 motocicletas e emitidos 43 autos de infração. “Antes do meio-dia, a cidade parou. O movimento de veículos nas ruas ficou fraco. Uma repercussão natural do impacto que causa este tipo de operação nas cidades do interior”, comentou o capitão Rômulo da Polícia Militar Rodoviária, que coordenou a fiscalização.

À noite, uma segunda blitz foi montada com o objetivo principal de fiscalizar a Lei Seca, com o uso de bafômetros. Desta vez, além de recolher mais oito motocicletas irregulares, a operação policial flagrou um motociclista com um revólver, calibre 38 e cinco munições. Os suspeitos foram conduzidos à delegacia local.

Atividades educativas também fizeram parte da Operação em Morros. Condutores receberam material informativo sobre a Lei Seca, alertando sobre os riscos e penalidades aplicadas a quem dirige após o consumo de bebida alcoólica. “No interior do Maranhão, o desrespeito às leis de trânsito é ainda muito comum. É preciso conscientizar e também fiscalizar para reduzir a violência nas estradas e vias urbanas”, destaca a coordenadora de Educação para o trânsito do Detran-MA, Adriana França.

A Operação Lei Seca é realizada pelo Detran-MA, em parceria com a Polícia Militar, por meio da Companhia Rodoviária Independente (CPRV) e Departamentos Municipais de Trânsito. Em Morros, agentes de trânsito municipais também participaram das ações.

Morros foi a segunda cidade a receber a fiscalização da Operação Lei Seca, nessa nova etapa de ações, iniciada no fim de semana passado em Barreirinhas. Nos dois dias de operação, em Barreirinhas, a fiscalização resultou na apreensão de 135 veículos.