OFICIAIS DA PMMA CONCLUEM CURSO DE PILOTO DE AERONAVES NÃO TRIPULADAS NO ESTADO DA BAHIA

O capitão Paulo Fernando Sousa de Araujo e os tenentes Elias Moraes do Nascimento Júnior e Rafael Gonçalves Ávila, oficiais da Polícia Militar do Maranhão concluíram no inicio da manhã de sexta-feira (11), o VIII CORPAS, curso que forma pilotos e operadores de aeronaves não tripuladas dentro de uma doutrina legal e técnica.

O curso foi promovido pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia, na cidade de Salvador. Foram 120 horas de instruções que envolviam teoria e prática de vôo e conhecimentos técnicos, meteorologia aeronáutica, regulamento e legislação, segurança de vôo e aeronavegabilidade continuada e manutenção, os primeiros pilotos de UAS do Maranhão estão aptos a operar as aeronaves nas mais diversas situações e demandas.

Importante destacar que os novos pilotos de UAS (Unmanned Aircraft Systems – Sistemas de aeronaves não tripuladas) da PMMA passaram por avaliação psicológica com profissionais certificados pela ANAC, estão cadastrados no Departamento de Controle do Espaço Aéreo e operam aeronaves certificadas pela Agência Nacional de Aviação Civil e homologadas pela Agência Nacional de Telecomunicações para uso do Sistema de Aeronaves Não Tripuladas e do Sistema de Acesso de RPAS, tudo do governo federal , cumprindo assim as exigências legais e regulamentares que essas operações necessitam.

Durante a solenidade de formatura do Curso o tenente Rafael Gonçalves Ávila foi homenageado por ter alcançado a terceira colocação da turma, que tinha dezenas de participantes de vários estados do Brasil. Os oficiais formados, agora pilotos e técnicos de UAS, terão a responsabilidade de difundir a cultura aeronáutica para a tropa da PMMA.

“Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá você desejará voltar.” (Leonardo Da Vinci). O céu é nosso!