JEFFERSON PORTELA PRESTIGIA LANÇAMENTO DA CAMPANHA DEZEMBRO CINZA

O Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, participou na manhã desta terça-feira (11) da solenidade de lançamento oficial da Campanha Dezembro Cinza no Fórum Desembargador Sarney Costa. Durante todo o mês de dezembro acontece a Campanha Dezembro Cinza promovida pelo Instituto Soldado Fernandes Pantera, Polícia Militar do Maranhão, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil. O objetivo da campanha é rememorar os integrantes das Forças de Segurança do Estado mortos em decorrência da profissão.

Durante o evento houve a aposição dos laços cinza nas autoridades do judiciário simbolizando a Campanha, e representando as famílias de policiais militares mortos houve homenagem à família do sargento Póvoas. Último militar morto em serviço, ele trabalhava no Fórum Desembargador Sarney Costa. O Dezembro Cinza foi instituído através da Lei nº 10.790 de 24/01/2018.

“Não gostaria de estar aqui vivendo este momento. Preferia meu filho vivo! Mas, ao mesmo tempo me conforto em saber que ele morreu defendendo uma causa que ele considerava nobre”, disse emocionada, Antônia Maria Póvoas Sousa, mãe do saudoso sargento Póvoas.

O Corregedor Geral da Justiça, desembargador Marcelo Silva, durante sua fala destacou a importância dos policiais para a sociedade. “Os agentes de segurança devem ser valorizados e respeitados como heróis, pois eles juram proteger a sociedade mesmo com o risco da própria vida”. O desembargador se emocionou ao lembrar da morte do seu sobrinho, o Aspirante PM Sebastião Rocha, que também foi vítima da violência contra os policiais. “Sei como é difícil ser policial nesse país; sei também do valor de cada homem e mulher que escolhe esta profissão para exercer. Que eles jamais sejam esquecidos”. Finalizou o Corregedor.

Além do Secretário de Segurança do Estado, Jefferson Portela, estiveram presentes o Comandante Geral da PMMA, coronel Jorge Luongo, o Subcomandante Geral da Corporação, coronel Pedro Ribeiro, o Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Marcelo Carvalho Silva, o juiz da 8ª Vara da Fazenda Pública, José Edilson Caridade Ribeiro, na ocasião representava a Diretora do Fórum Desembargador Sarney Costa, a presidente do Instituto Soldado Fernandes Pantera, Taty Fernandes, Oficiais e praças da PM, além de juízes do Fórum, representantes da OAB, do Ministério Público e convidados.