Jefferson Portela participa de solenidade do curso de formação da Polícia Civil na ACADEPOL

A Secretaria de Segurança Pública, por meio do secretário Jefferson Portela participou na manhã desta sexta-feira (28), da solenidade de hasteamento da bandeira do curso de formação Academia de Polícia Civil (ACADEPOL), onde estão sendo formados pela instituição de ensino de Polícia Civil, 16 policiais civis, sendo 08 Investigadores, 02 Escrivães e 04 Peritos Criminais. Os mesmos são remanescentes do concurso público de 2012.
A Academia de Polícia Civil do Maranhão (ACADEPOL), em cumprimento ao Edital n° 02, de 10 de outubro de 2012, realizou o Curso de Formação Profissional de Perito Criminal, Investigador e Escrivão de Polícia Civil. Após a conclusão do curso, que será concluído na próxima quinta-feira (04), tão logo serão empossados e integrados no combate à criminalidade no Estado.

Curso de Formação Profissional na ACADEPOL
As atividades pedagógicas iniciaram-se em 13 de março de 2017, com término em 04 de maio do corrente ano, devendo a formatura ocorrer em 08 de maio de 2017, contabilizando 40 (quarenta dias letivos) e 58 (cinquenta e oito) dias corridos.
A carga-horária do Curso de Formação Profissional foi de 292 (duzentos e noventa e duas) horas/aula, havendo aula diariamente de segunda a sábado, em dois turnos (matutino e vespertino).

O Curso, ora mencionado, foi composto por 14 discentes, sendo 04 (quatro) Peritos Criminais, 08 (oito) Investigadores de Polícia Civil e 02 (dois) Escrivães de Polícia, objetivando proporcionar aos alunos conhecimentos suficientes para o desempenho das atividades inerentes ao cargo, no sentido de atuar com eficácia, eficiência e efetividade, visando a busca incessante da verdade real, e levando em consideração os princípios básicos da Polícia Civil, tais como, respeito ao Estado Democrático de Direito, defesa da cidadania e dos direitos humanos, hierarquia, disciplina, legalidade e probidade.

O Superintendente de Polícia Técnico Científica, Perito Miguel Alves, ponderou na solenidade, que “O curso de formação na Academia de Polícia Civil (ACADEPOL), vem agraciar também os Peritos Legistas, onde eles estão sendo inseridos. Serão 04 Peritos Criminais, 08 Investigadores e 02 Escrivães. Os Peritos Legistas estão ombreados em ajudar nas investigações com os seus conhecimentos, dando assim um salto na investigação policial“, definiu Miguel Alves.

O Secretário de Segurança Jefferson Portela, enalteceu os novos policiais civis e disse ainda que “Em dois anos, por conta da Polícia Civil brasileira, aconteceram mais incursões e prisões que nos últimos 50 anos somados. Apoiamos o trabalho do policial, firme, honesto e leal. Criamos a Superintendência de Combate à Corrupção , que não perdoa, havendo crimes, haverá combate. É uma honra encontra-los aqui nesta formação”, considerou o Secretário de Segurança Publica.

Presentes na solenidade, além do Secretário Jefferson Portela, o Delegado Geral Lawrence Mello, o Superintendente de Polícia Técnico Científica, Perito Miguel Alves; Diretor do IDENT, o Perito Lúcio Flávio; o Diretor da Academia de Polícia Civil, o Delegado Aurélio Queiroz; o Delegado Cristiano Moreira, Chefe de Departamento de Ensino da Academia; o Delegado Rangel, executor do curso; e a investigadora de Polícia Civil, Cleneida Campelo.

 

 

 

Mauro Wagner – ASCOM/SSP                                                              Fotos: Nilson Figueiredo