Jefferson Portela participa de comemoração ao Centenário do Curso de Direito da UFMA.

Diversas autoridades receberam congratulações numa
solenidade em comemoração ao centenário do Curso de Direito da UFMA. A cerimônia fora realizada nesta sexta-feira (27), por volta das 19:00h, no teatro Arthur Azevedo, onde foram homenageados 168 personalidades, dentre elas, o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.
 A solenidade em comemoração ao centenário do curso de Direito da UFMA, foi presidida pela reitora Nair Portela, onde enalteceu 168 personalidades, dentre  eles, ex-reitores, gestores, docentes aposentados, ativos e substitutos, docentes de outros cursos, servidores da coordenação do curso e do departamento de Direito, instituições jurídicas, além do Centro Acadêmico I de Maio, com a entrega de menções honrosas, diplomas e da medalha do mérito jurídico, Domingos Perdigão.

Lembrando acerca da luta do valoroso Curso de Direito da UFMA, ele foi criado juntamente com a fundação da Faculdade de Direito do Maranhão, em 28 de abril de 1918, resultado do esforço conjugado dos professores Domingos de Castro Perdigão, que era o Diretor da Biblioteca Pública do Estado e Manoel Fran Paxeco, Cônsul de Portugal no Maranhão. No dia 1º de junho de 1918, diante da congregação dos professores, foi inaugurada as aulas do curso jurídico-social, e, no dia 11 de agosto, no Teatro São Luís, foi realizada a solenidade de inauguração.
O curso bem conceituado é avaliado positivamente, enfatizando a qualidade dos serviços pelos docentes e a formação de profissionais. O curso de direito está bem conceituado tanto na avaliação interna, realizada pelo Ministério da Educação e Cultura, quanto pela avaliação externa, porque o curso foi agraciado com o selo de qualidade pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), que reconhece a qualidade da formação, por isso, a UFMA é uma das melhores universidade do estado do Maranhão.

A reitora da UFMA, Nair Portela, falou da alegria do momento, citando que a sociedade está em festa pela comemoração dos cem anos do curso de Direito. “Hoje, estamos reverenciando os criadores, os idealizadores do curso, e também todos os nossos professores, como um reconhecimento da grande importância que eles têm, que é o de formar os profissionais do direito para a sociedade”, salientou a reitora.

O Secretário de Estado de Educação, Felipe Costa Camarão, presente na solenidade, relatou “Sou procurador federal lotado na Universidade Federal do Maranhão e estou licenciado para exercer o cargo de secretário. Graduei-me na UFMA, onde também fiz uma especialização, o mestrado e agora o doutorado, e, pra mim, é motivo de orgulho ser professor desta Instituição, porque, quantos profissionais, ao longo de cem anos de história, a Universidade não já formou? Só de governadores, professores do curso, já foram três: Godofredo Viana, Pedro Neiva de Santana e, agora, o governador Flávio Dino”, lembrou.

Presente ainda no evento do Centenário do Curso de Direito da UFMA, o Secretário de Segurança Jefferson  Portela, e o Secretário do Governo Flávio Dino, Antônio Nunes, os quais receberam a honrosa medalha do Mérito Jurídico Domingos Perdigão.