Jefferson Portela participa de aula inaugural do “Projeto Xadrez nas Escolas”

Na manhã desta segunda-feira (20), no Colégio Militar 2 de Julho o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela participou da aula inaugural do lançamento do projeto “Xadrez nas Escolas”, desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) em parceria com o bicampeão mundial de xadrez, Rafael Leitão.

Segundo o enxadrista , foram escolhidas 08 escolas para o projeto piloto, selecionado série e ano e ainda os próprios professores serão responsáveis pela iniciação do ensino dessa modalidade para as crianças. A carga horária será de uma hora e meia aula por semana e funcionará como atividade extracurricular.

O projeto tende a elevar o nível de escolaridade, pois trabalhará o raciocínio lógico e preciso dos estudantes.

Ao lado do Governador Flavio Dino, ainda com o Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, e demais autoridades presentes, Jefferson Portela elegeu a educação como priori para uma vida jovem de valores e consequentemente a chegada até a fase adulta de homens com valores e princípios.Ressaltou ainda a importância desse projeto; “É um meio de participação muito forte, uma atividade intelectual que aumenta a concentração. O esporte é uma das vias mais forte da inclusão social, disse.

O governador destacou a importância do esporte para os estudantes e para o fortalecimento da educação no Maranhão; “Esse projeto é importante para melhorar a educação do nosso estado. A prática esportiva é um direito, xadrez é praticado mundialmente como instrumento importante para qualificação da população e nós temos o privilégio de ter um campeão mundial de xadrez aqui do Maranhão e o projeto vai ser um grande sucesso”, destacou o governador.

Presente a solenidade o coronel Célio Roberto, comandante geral do CBMMA, ressaltou a importância do projeto, “A escola já tem um interesse muito grande em difundir a prática do esporte como um todo, e o jogo do xadrez tem particularidades excepcionais que ajudam a criança na sua atividade em sala de aula. Portanto, a união de lazer, esporte e conhecimento sintetiza este maravilhoso projeto implantado pelo governo do Estado ”, destacou o comandante.

O projeto será desenvolvido, inicialmente, nas unidades escolares da rede estadual C.E. Barbosa de Godois, U.I. Jackson Lago, Cintra, C.E. Sagarana II, C.E. Estado do Rio Grande do Norte, C.E. Colégio Militar 2 de Julho, U.I. Maria Firmina dos Reis e C.E. Estado do Mato Grosso, e beneficiará cerca de 800 alunos da rede pública, na faixa etária de 7 a 12 anos.

Carolina Gomes – ASCOM/SSP