JEFFERSON PORTELA PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO, DA 2ª COMPANHIA DO 6º BATALHÃO NO BAIRRO JOÃO DE DEUS-MA

Carla Andrade – Ascom SSP

Secretário Jefferson Portela entregou no último sábado (02), a nova sede da 2ª Companhia do 6º Batalhão no bairro do João de Deus. Um importante passo para o Sistema de Segurança do Estado onde vai ajudar a fazer a segurança local e de áreas vizinhas, sempre visando a melhoria no atendimento à população maranhense que agora contará com o apoio mais próximo dos policiais no combate à criminalidade na região.

“Com muita alegria em nome do Governador Flávio entregamos esta obra para a comunidade do bairro de João de Deus e bairros vizinhos, o que é um retorno da 2ª Companhia do 6º Batalhão para este local, aqui é uma casa de segurança, não há nenhuma justificativa para interromper o serviço público de segurança, e esta casa foi abandonada em 2008, nós perdemos 10 anos de atividades essenciais para controlar o crime e a violência nesta região”. Afirma, Secretário Jefferson Portela

“A vereadora Flávia Araújo representante da comunidade informou que já havia entregue ainda em 2014, um pedido com 12.000 assinaturas, para o retorno desta casa de segurança, e não tomaram providências, e agora no governo Flávio Dino nós decidimos retornar com esta unidade para garantir a segurança dos que moram, vivem e trabalham aqui na região. A partir de agora temos definitivamente a Companhia do 6º Batalhão instalada aqui, para conviver, viver e trabalhar em prol da segurança pública da região. É uma grande honra está como Secretário do governo Flávio Dino, e poder colaborar com a chegada desta casa na região”. Concluiu o Secretário de Segurança.

O bairro João de Deus, fundado em 21 de abril de 1981, é formado por um complexo de aproximadamente 30 comunidades, habitado em média por 70 mil pessoas. No ano de 2018, por reivindicação da comunidade, o bairro tornou-se sede da 2ª Companhia do 6° BPM, de acordo com Boletim Geral da PMMA n° 0062/2018, área que antes pertencia ao 9° Batalhão. Desde a assunção até o presente momento foram desencadeadas operações em todos os bairros correspondentes à subárea incorporada ao 6° BPM, tais como: Malha Metropolitana, Berlim, Dínamo, Normandia, Feira Tranquila, Amanhecer Seguro, Tático Móvel, Comandos Integrados, dentre outras, resultando em mais de 40 apreensões, tipificadas como: roubo, furto, tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma de fogo. Nesse sentido, a 2ª CIA, sob o comando do Tenente QOPM Pontes, para alcançar suas metas, operacionaliza com a Viatura Malha Metropolitana, tendo suporte especializado de uma guarnição da Ronda Ostensiva Tático Móvel (ROTAM) e Batalhão Tiradentes.

“A polícia passará a conhecer os senhores e os senhores passarão a conhecer os policiais, e assim, juntos, nós poderemos desenvolver uma ação policial mais intensificada para o combate à criminalidade no bairro. Fazer policiamento é cuidar. Assim a PM busca trabalhar direcionada para o policiamento comunitário, seguindo premissas como patrulhar, abordar e interagir, para a comunidade ter a segurança que tanto almeja. ” Afirmou o Comandante Geral da PMMA, Coronel Luongo.

Durante a inauguração estiveram presentes, o Secretário de Estado de Segurança Pública, Jeferson Portela; o Comandante Geral da PMMA, Coronel Jorge Luongo; O Comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 2, Coronel Aritanã Lisboa; O Subcomandante do 6º Batalhão, Major Albuquerque; o Comandante da 2ª Companhia, Tenente Pontes; a Vereadora Fátima Araújo; além de representantes, lideranças do Bairro, comunidade, autoridades civis e militares.