JEFFERSON PORTELA PARTICIPA DA ABERTURA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS CFSD PM 2019

POR: PMMA

A PMMA, por meio da Diretoria de Ensino e Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP, deu início na manhã desta sexta-feira 24, a mais uma formação da turma do Curso de Formação de Soldados da PM, CFSd ano 2019.

A turma é formada por 160 alunos que serão submetidos ao curso de formação em regime de dedicação exclusiva, em período integral, no CFAP, no Km 2, na BR-135, em São Luis.

O CFSd acontece em duas fases; na primeira, serão aplicadas disciplinas teóricas com conhecimentos de formação profissional referentes a atividade policial. Também serão oferecidas disciplinas de saúde legislação específica e de segurança aplicada ao trabalho policial; cultura e conhecimento jurídico; missão Policial; policiamento comunitário e direitos humanos.

Na segunda fase, serão disciplinas técnicas de formação policial como aulas de gerenciamento de crises, armamento e técnicas de abordagem policial e tiro defensivo, defesa pessoal, uso diferencial da força, educação física e outras.

A aula inaugural foi ministrada pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela.

Estavam presentes o comandante geral da PM, coronel PM Ismael de Souza Fonsêca, o subcomandante geral da PM, coronel Pedro Ribeiro, a coronel PM Edilene Soares, diretora de ensino da corporação, o coronel Harlan Silva do Nascimento, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças CFAP, além dos instrutores do CFSd, oficiais e praças da PMMA.

Umas das alunas da turma é Ana Paula Araujo Monteles que trouxe no colo um convidado especial, seu bebê de apenas 2 meses. Para ela são momentos especiais na vida. “Esperei muito por esse momento de início do curso e minha filhinha será uma motivação a mais para eu me dedicar ao curso”, destacou.

Para o subcomandante geral a sociedade exige cada vez mais um policial qualificado e preparado. “Vivemos a era em que o conhecimento impera e a sociedade exige um policial com uma boa formação. A PMMA tem buscado os melhores meios para formar policiais com excelência”, frisou.

“Vocês terão instrutores capacitados e recursos técnicos e equipamentos modernos para aplicar o conhecimento necessário para a formação policial. Serão policiais prontos para atuar em todo o Estado. Sejam bem vindos a esta secular instituição”, disse o comandante geral da PM, coronel Ismael Fonsêca.

O secretário de Segurança Pública destacou em sua palestra os princípios elementares da lei aplicada a ação policial, falou também da disciplina e da missão da Polícia Militar como serviço imprescindível para a sociedade e da importância da busca da ética e conduta ilibada. “O Policial Militar é o guardião da sociedade, tem como missão manter a ordem e disciplina, buscando sempre o respeito, ética e comportamento exemplar”, concluiu.

Mais
O CFSd qualifica os cidadãos civis a exercerem atividades policiais militares como profissionais de segurança pública, cuja formação terá ênfase na defesa do cidadão, no respeito aos direitos humanos, na observância das leis e na garantia da ordem pública.

O curso de formação possibilita ao candidato ao cargo de soldado PM a qualificação técnica necessária para a execução das múltiplas atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, por meio dos tipos, modalidades e processos de policiamento previstos.