Jefferson Portela participa da 65ª Reunião do Consesp no Rio de Janeiro

O Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, participou na última terça-feira (4), na condição de Presidente, da abertura da 65ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários da Segurança Pública (Consesp), tal evento que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro com encerramento nesta quarta-feira (5).

Na pauta foram debatidos assuntos como o modelo mundial de integração em segurança pública, assim como os instrumentos de menor potencial ofensivo e sua correlação com os experimentos de uso da força e o combate às organizações criminosas. Ainda durante a reunião, foi confirmado a recondução de Jefferson Portela, ao cargo de Presidente do Consesp por mais dois anos.

Um dos pontos prioritários do encontro, são as ações do Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP), onde os membros do colégio foram unanimes em afirmar que tal plano vem apresentando resultados positivos em seus respectivos estados, porém há a necessidade de fazer um nivelamento sobre alguns pontos, dando destaque ao controle das fronteiras e entrada de armas e drogas no Brasil.

Ao final da reunião, atendendo a um pedido do Presidente Jefferson Portela, ficou definido que o Secretário de Segurança Pública do estado de Santa Catarina, Cezar Schirmer, será o porta-voz do Consesp para levar as principais demandas consolidadas durante a reunião ao novo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Osmar Serraglio.

A 66ª Reunião Ordinária do Colégio já tem data e local definidos. O encontro será realizado em Porto Alegre, nos dias 20 e 21 de junho, durante o 7º Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública.

Ainda durante o cumprindo de sua agenda na cidade do Rio de Janeiro, Jefferson Portela conheceu a LAAD Defence&Security, a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina. A feira ocorre simultaneamente a 65ª Reunião ordinária do Consep.

A feira apresenta o que há de mais moderno no mundo em tecnologias, equipamentos e serviços nas áreas de Defesa e Segurança, focado nas forças armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), policiais, consultorias, gestores de segurança corporativa e agências governamentais, visando proporcionar relacionamentos e negócios.

Anselmo Oliveira – ASCOM/SSP