Jefferson Portela ministra palestra sobre o Pacto Pela Paz no bairro do Vinhais

Como parte da programação do Projeto Exposegma e do Pacto Pela Paz, o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, participou na condição de palestrante de um encontro realizado na última quinta-feira (30) com membros da Igreja Batista EL Shammar no Bairro do Vinhais, em São Luís. A ministração envolveu autoridades que coordenam os dois projetos viabilizando a redução da violência e ações preventivas contra atos criminosas na capital e nos municípios maranhenses.

Durante o evento, Portela ressaltou a parceria em prol da segurança pública entre as forças de segurança e as comunidades, Em seguida o Secretário ainda explanou aos presentes no evento, detalhes  do programa Pacto Pela Paz, apontando os seus objetivos e a articulação das secretárias junto ao governo estadual. Ainda segundo Jefferson Portela as ações do projeto e os investimentos em equipamentos possibilitam os resultados almejados para a redução da criminalidade. Ele frisou que aproximação da população e da polícia é um dos legados mais fortes do programa.

As ações do Pacto pela Paz são desenvolvidas por meio dos Conselhos Comunitários pela paz, tais conselhos possuem 28 membros. Os representantes têm a missão de mobilizar suas comunidades para os encontros, que são realizados mensalmente e contam com a participação de representantes da Secretaria de Segurança Pública e instituições parceiras.

Projeto Pacto da Paz

O Programa Pacto Pela Paz vem mobilização de forma atuante a formação dos Conselhos Comunitários Pela Paz na capital e em diversos municípios, onde incide em ter representantes legais e voluntários, de modo que zele por seus direitos e traga benefícios à nível de segurança, viáveis a toda comunidade. O projeto do Pacto Pela Paz objetiva na realização de práticas para reduzir o índice de violências, mas trabalhando em parceria com a comunidade, garantindo assim a lei dos direitos humanos.

Constitui-se no projeto de lei de n° 275/15, firmado pelo governador Flávio Dino, no art. 1°, instituindo, no âmbito do Estado do Maranhão, o Pacto Pela Paz (PPP) destinado a promover e apoiar esforços das instituições públicas, entidades da sociedade civil e cidadãos, visando à redução da violência e à difusão de uma cultura da paz, do respeito às leis e aos direitos humanos.

O Pastor da Igreja Batista El Shammar, Nilson Leal Garcia destacou a importância do projeto Exposegma e o Pacto Pela Paz e dessa aproximação do Sistema de Segurança com as igrejas e as comunidades. O pastor disse que “O Sistema de Segurança pode contar com o nosso apoio, para juntos com a igreja ajudar no combate ás drogas e à violência”.

Presente ainda no encontro o Apóstolo Cláudio França, que pastoreia a Igreja Batista de Bacabal, ressaltou “ Nossa igreja da Cidade de Bacabal está de portas abertas para ajudar os Conselheiros de Segurança do Pacto Pela Paz”.

 

Presentes ainda no evento o Comandante Geral da Polícia Militar, o Cel. José Frederico Pereira; o subcomandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), o Major Nogueira; a pastora Bianca Garcia; o Maj Fontinele (8 BPM); Maj Lemos (Pacto pela Paz); Cap Wellington (CSC); Cap Ataliba (CIOPS); Erisson (REMADD); Josilma Bogea e Neto (Exposegma), representantes da Guarda Municipal, a direção e membros da Igreja e ainda lideranças comunitárias.

Por Mauro Wagner / Ascom -SSP