Jefferson Portela empossa novo diretor executivo do Programa Pacto Pela Paz

Por Anselmo Oliveira – Ascom SSP

Durante uma solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (5) realizada no auditório da Secretaria de Segurança Pública, o chefe da pasta da segurança pública do Maranhão Jefferson Portela empossou o novo diretor executivo do Programa Pacto pela Paz, o delegado de Polícia Civil Dicival Gonçalves.

O programa que visa intensificar o trabalho preventivo na área de segurança pública e direitos humanos, que consiste nas instâncias de diálogo entre as forças policiais, encarregadas pela segurança nas comunidades. Sendo assim as lideranças tem a função de identificar ações preventivas e repressivas inseridas em suas respectivas comunidades.

Durante o evento foram explanados por meio de vídeos os avanços da segurança por meio do Programa de Pacto pela Paz, dando destaque aos 2.500 novos policiais inseridos ao sistema de segurança, além das 570 viaturas e 100 motocicletas que reforçam o objetivo do programa, além de exibir ações do projeto através dos mutirões realizados nos bairros da capital e do interior.

Em meio ao seu discurso o diretor executivo do Pacto pela Paz disse que se sente honrada pela missão lhe dada pelo governador Flávio Dino, tendo como porta-voz o secretário de segurança Jefferson Portela. “ É um instrumento do governo para aproximar as forças de segurança junto à sociedade, algo que já vêm colhendo excelentes frutos. ” Frisou Dicival Gonçalves sobre o programa.

O evento ainda foi marcado pelo ato de posse dos Presidentes dos Conselhos Comunitários da Região do Centro Histórico e do Bairro de Fátima, que juntos ao demais conselhos já contabilizam um total de 49 espalhados em todo o estado do Maranhão. Que terão uma gestão de 2 anos, onde serão os “olhos” da sociedade.

Por sua vez o secretário de segurança pública, disse durante seu pronunciamento que as características de cada conselho devem favorecer uma maior customização e precisão das ações a serem desenvolvidas para cada localidade. Portela ainda frisou por meio de uma reflexão sobre os bens maiores da vida, onde acredita que todos devem executar a verdadeira democracia, “ Aquela onde todos possam ter uma vida digna, o respeito é uma via inafastavél” destacou o chefe da pasta de segurança.

Entre os convidados estavam o delegado geral da Polícia Civil Lawrence Melo, acompanhado da delegada adjunta da delegacia geral Adriana Amarante, a Coronel Augusta representando a Polícia Militar, o comandante geral do corpo de bombeiros Coronel Célio Roberto, da Coordenadora adjunta do Pacto pela Paz Mary Silva e Grão-mestre da loja maçônica 40, irmão João Ramalho, além de demais autoridades da pasta da segurança.

Ao final do encontro, Jefferson Portela anunciou que todos os conselhos tanto da capital quanto do interior devem receber todos os equipamentos de escritórios para que possam ter sua sede estrutural e assim facilitar um dinâmica junto à secretaria de segurança pública do Maranhão.