Jefferson Portela e o prefeito de Ribamar, Luís Fernando, assinam termo de compromisso para instalação de escolas militares na região

A Secretaria de Segurança Pública e a Prefeitura de São José de Ribamar por meio do Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela e o Prefeito Luís Fernando  assinaram um Termo de Compromisso juntamente com o Comandante do Corpo de Bombeiros Célio Roberto, onde na ênfase está a implantação de Programas e ensino voltados ao combate a violência e prevenção de drogas nas escolas da rede municipal. O encontro aconteceu na sede do Instituto Estadual do Maranhão – IEMA, em São José de Ribamar, nesta quinta-feira (17), por volta das 11hs.

O Termo de Cooperação Técnica, em síntese, é a implantação de duas escolas militares no município de São José de Ribamar. A ação da integração das escolas, sem dúvida serve de referência e amplia o projeto de segurança para as escolas municipais. A priori, as primeiras escolas a receberem o projeto em São José de Ribamar foram o Liceu Ribamarense II e Diomedes Pereira, ambos localizadas em São José de Ribamar.

Durante a solenidade, o prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando, agradeceu os presentes e enalteceu a segurança pública na pessoa do Secretário de Segurança Jefferson Portela, como sendo o amigo de São José de Ribamar, representando o Governador Flávio Dino. Na oportunidade, o prefeito disse ainda, que “A implantação de Programas e ensino voltados ao combate a violência e prevenção de drogas nas escolas da rede municipal, como sendo o Liceu Ribamarense II, e o Diomedes Pereira, uma escola tradicional da região.  A proposta entre a parceria com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar para as escolas de ensino, é o resgate da população ribamarense, pois precisamos resgatar os princípios de ética, da moralidade pública, do patriotismo, do civismo e da responsabilidade social dentro das escolas”.

Resgatando as escolas Ribamarenses

No ensejo, o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela ressaltou que “Quero transmitir o abraço fraterno do Governador Flávio Dino a todos, e dizer que este evento é de alta relevância para a cidadania maranhense e para o município de São José de Ribamar. As ações aqui em Ribamar nada é que a prevenção primária. Temos que esquecer a ideia que reduzir a violência e a criminalidade não é problema de polícia. Mas sim de Estado, e São José de Ribamar escolheu um homem de Estado; e essa escolha da cidadania nos permite ver, o que está acontecendo hoje, esta ação em prol dos alunos do município de São José de Ribamar” sinalizou Jefferson Portela.  O secretário de segurança usou a expressão de Martin Luther King, a qual propagava: “Não se preocupava com o grito dos maus, mas se preocupava com o silêncio dos Bons”. Ele disse ainda, que “Na pressa de quem considera o tempo útil, se for usado o mais rápido possível, pois o tempo perdido dessas crianças, que não tiveram escolas nesse porte, é prejudicial ou quase irrecuperável. Temos que resgatar o futuro dessas crianças”, finalizou o Secretário de Segurança Pública.

Presente ainda no evento, o Comandante Célio Roberto, que ponderou acerca da implantação da Escola Militar no Município de São José de Ribamar. “Esta solenidade é uma integração maior entre o Governo do Estado, a Segurança Pública e a Prefeitura municipal de São José de Ribamar, onde investir em educação é o caminho. O governador Flávio Dino tem criado escolas militares, onde duas destas estão sendo implantadas aqui na região. Queremos lhe agradecer pela iniciativa”. Estamos hoje assinando este Termo de Cooperação Técnica, a qual honra a corporação e engrandece sobremaneira as nossas atividades”, concluio.

Pacto da Paz e Exposegma

O Superintendente do Interior e Coordenador do Projeto Pacto pela Paz, Dicival Gonçalves, informou que “Além de coordenar as ações da Polícia Civil no Interior contra as ações inibidoras contra o crime nos municípios maranhenses, estou responsável também em levar o programa do Governo do Estado, na pessoa do Governador Flávio Dino, que fora instituído pela Lei 10.387, do 21 de dezembro de 2015.

O Pacto pela Paz é uma articulação maior entre as forças de segurança e a sociedade civil e organizada, para as comunidades, almejando ainda os municípios maranhenses. O objetivo maior é estreitar o relacionamento com a segurança pública. No Pacto Pela Paz está inserido o Comandante da Polícia Militar da região, o Delegado de Polícia, O Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal; para que juntos possamos traçar essas políticas de aproximação pela segurança pública. O foco maior é no atendimento das forças de segurança para com as comunidades”, enfatizou o Dicival Gonçalves.

Ainda durante o discurso, o superintendente Dicival Gonçalves falou dos projetos da “Exposegma e Pacto Pela Paz”. A Exposegma tem um trabalho de divulgação das ações da segurança pública. Estes trabalhos ocorrem com exposições e palestras, tanto na capital como nos municípios maranhenses. A exposição levar, os trabalhos desenvolvidos por cada uma das instituições que compõe o aparato da segurança pública, bem como, promover uma melhor integração com a população, tendo como ferramenta, palestra sobre o combate as drogas e a violência.

Estiveram presentes ainda na solenidade, o vice-prefeito, Eudes Sampaio; a Juíza Tereza Cristina; o delegado de Polícia Civil Lawrence Melo; Cel. Augusta; o delegado Jader Alves, delegado da cidade; Marlene Monroe, representando a câmara municipal, juntamente com os vereadores, Salis e Naide Barbosa; Carlos Henrique, diretor das promotorias de São José de Ribamar; A professora Flávia, representando a Secretaria Municipal de Educação, o Cel. Araújo, e representantes da Polícia Rodoviária Federal.

Mauro Wagner – ASCOM/SSP