Homenagens e condecorações marcam os 50 anos do 1º BPM

O aniversário de 50 anos do 1º BPM é marcado por homenagens e condecorações. O evento aconteceu no início da manhã de quarta-feira, dia 21, no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SSP), localizado no Bairro Outeiro da Cruz, em São Luís.

Durante a solenidade o Comando do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) condecorou policiais militares que foram agraciados com as medalhas de Serviço Policial Militar, de 20 e 30 anos.

Foram homenageados os militares que se destacaram nos serviços operacionais. Como forma de reconhecimento, eles receberam elogios e certificados. Foram entregues também certificados “AMIGOS do 1º BPM”, reconhecendo o apoio incondicional da população dado ao comando da unidade.

Autoridades, comandantes de unidades e convidados receberam placas comemorativas dos 50 anos do Batalhão. Uma homenagem especial foi concedida ao primeiro comandante da unidade, o saudoso coronel Raimundo Sadock. Seu filho, Jerônimo Neto Silva, muito emocionado, recebeu a homenagem.

Praças e oficiais da unidade discursaram relembrando suas trajetórias no Batalhão. Na sua fala, o cabo Edvan, há 15 anos no 1º BPM, falou do orgulho de trabalhar na unidade, o militar destacou o trabalho em equipe e o companheirismo de todos, fazendo uma referência ao local de trabalho com um ambiente familiar. O major Héldio relembrou dos militares da unidade que deram suas vidas para proteger a sociedade maranhense, finalizou valorizando a tropa que com seu trabalho diminui os índices de criminalidade nas áreas de atuação do 1º BPM.

O comandante do 1º BPM, tenente coronel Edvaldo Mesquita, agradeceu imensamente a sua tropa pelos resultados alcançados e às autoridades pela confiança no seu trabalho.

“Gostaria de parabenizar todos os senhores! São 50 anos que esta unidade trabalha em prol da sociedade maranhense. Aqui passaram e estão valorosos homens e mulheres que dignificam o nome da Instituição”, disse o coronel Pereira, comandante geral da PMMA.

O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, destacou o empenho de cada policial militar durante as ações para proteger as famílias maranhenses. “Em nome de cada policial militar aqui presente, gostaria de parabenizar todos os militares maranhenses, em especial os que fazem e fizeram parte do 1º BPM. Vocês são dignos e merecedores desta homenagem”. Destacou o secretário.

Estiveram presentes também na solenidade, o coronel Carlos Augusto, Sub Chefe do Estado Maior da PMMA; o coronel Gonçalo Alves, Comandante do Policiamento do Interior (CPI), o coronel Pedro Ribeiro, Comandante do Policiamento de Área Metropolitana I (CPAM – 1), o coronel Eduardo Simplício, Comandante do Policiamento de Área Metropolitana 3 (CPAM – 3), o delegado Walter Wanderley, titular do 5º DP, além de lideranças comunitárias, conselheiros de seguranças, e muitos  oficiais e praças da Corporação.

Mais sobre o 1º BPM

Criado em 1966, o 1º Batalhão de Policia Militar, “Batalhão Brigadeiro Falcão”, hoje está situado  na Avenida João Pessoa, no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís. É o mais antigo Batalhão da PMMA. Já esteve localizado no Convento das Mercês e no Quartel do Comando Geral, no Calhau. Atua na região Itaqui Bacanga, polo Coroadinho, João de Deus, Tirirical e parte da BR135. Atualmente está no comando da unidade o tenente coronel Mesquita e o major André.