Grande Ilha registra redução de 27,5% nos crimes violentos letais intencionais em janeiro
Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública apontam que não houve registro de feminicídio na região em Janeiro. Além disso, o mês encerrou com redução nos casos de roubo de celular
A Grande Ilha encerrou o mês de janeiro com redução de 27,5% nos crimes violentos letais intencionais (CVLI), demonstrando o resultado de ações integradas do sistema de segurança pública do estado contra o crime organizado e a a violência contra mulheres.
O número de crimes violentos no estado caiu de 40 para 29 em comparação com o mesmo período anterior.
Analisando os componentes do CVLI individualmente, não houve registro de feminicídio nem de lesão corporal seguida de morte.
O homicídio doloso apresentou redução de 10 casos, com queda superior a 25%; e não houve aumento nos registros de latrocínio.
Na análise por municípios, São Luís registrou redução de 30% nos CVLI, com queda de 31 para 22 casos. São José de Ribamar reduziu de 7 para 4 ocorrências. O município de Raposa não registrou casos no período. Em Paço do Lumiar foram registrados três casos.
Todas as regiões da Grande Ilha apresentaram redução nos índices de crimes violentos.
Na região Norte, a queda foi de aproximadamente 43%, passando de 7 para 4 ocorrências. Na região Sul, a redução foi de 40%, com registros caindo de 10 para 6. A região Oeste também registrou queda de 40%, passando de 5 para 3 ocorrências, enquanto a região Leste apresentou redução de 11%, de 18 para 16 casos.
O secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, destacou os investimentos do Governo do Maranhão, com ações que priorizam a segurança pública de um modo geral, e o empenho das forças policiais para a obtenção desses resultados.
“No Maranhão, o Governo prioriza a segurança pública como política fundamental para proteção e o bem-estar da população. Os investimentos realizados, somados ao empenho das forças policiais, são determinantes para os resultados positivos que estamos alcançando. Vamos seguir com muita dedicação para melhorar continuamente esses índices”, ressaltou.
Diminuição em roubo de celular, roubo de coletivo e de outros crimes patrimoniais
Os dados estatísticos da Secretaria da Segurança Pública do Maranhão também apontam redução nos crimes patrimoniais na Grande Ilha.
A redução de roubo de celular foi de 32%, com registros passando de 964 para 659. Em São Luís, a queda foi de 33%, com redução de 814 para 542 casos.
A diminuição dos roubos a coletivos foi de 39%, passando de 76 ocorrências em janeiro do ano passado para 47 registros em janeiro deste ano.
O roubo a transeunte apresentou redução de 45%, caindo de 1.410 para 781 casos. Já os registros de roubo a comércio tiveram queda de 48%, saindo de 48 para 25 ocorrências, enquanto o roubo a residência diminuiu 21%, passando de 29 para 23 casos.
