Gestores do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), receberam na tarde desta quarta-feira (02), uma comitiva de técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. O encontro, na sede da SSP, em São Luís, foi para discutir a realização uma visita em diversos órgãos da secretaria. A comissão da Senasp ficará em São Luís até sexta-feira (02).
A visita tem como objetivo fazer um estudo dos critérios de expansão do projeto de implantação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) no Maranhão. O Centro faz parte do Sistema Integrado de Comando e Controle Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (SICCN).
A presença dos técnicos no Maranhão também faz parte do primeiro ciclo de visitas técnicas que irão acontecer para que o projeto seja executado. Isso porque eles precisam conhecer as necessidades que o estado possui em termos de infraestrutura e segurança pública.
O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, e demais gestores da SSP receberam os técnicos. Também presentes representantes da Prefeitura, polícias Federal e Rodoviária e de outros setores do Governo do Estado.
O secretário disse que o projeto do CICC irá trazer para o Maranhão uma base maior para as instituições e um apoio para as ações que os técnicos irão desenvolver dentro do estado. “Bons projetos são sempre bem-vindos, ainda mais quando a determinação parte do Governo Federal. Iremos fazer o máximo para que a execução desse projeto seja o mais eficiente possível. Uma vez que beneficiará a sociedade como um todo”, afirmou Portela.
O técnico da Senasp, Alex Jorge das Neves, disse que o Maranhão já deu um passo à frente mostrando que é um estado onde o Sistema de Segurança está totalmente voltado para o combate da criminalidade. “O Centro de Comando e Controle é uma ferramenta para a integração das forças de segurança, mas se não tiver a disponibilidade e empenho por parte das instituições não terá efetividade”.
Alex Jorge frisou ainda, que o legado social deixado pela construção do Centro Integrado de Comando e Controle será o resultado de um atendimento de qualidade, mais ágil, para a população e uma doutrina de trabalho. Na oportunidade, ainda foi realizada uma exposição sobre o projeto de implantação do CICC.
Além do Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, prestigiaram a cerimônia os técnicos da Senasp, Alex Jorge das Neves, Ariel Anselmo de Oliveira, Flávio Soares da Silva e Jefferson Pereira da Silva, e o chefe da inteligência da SSP, representando o subdelegado geral da Polícia Civil, delegado Antônio Martins.
O projeto do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) é desenvolvido pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, e pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária. Foi implantado nos estados que sediaram a Copa do Mundo 2014 e serão expandidos para outras federações, incluindo o Maranhão. O objetivo é servir para o atendimento das demandas de segurança pública do dia a dia de cada estado.
Thaíssa Rabêlo/ASCOM SSP