Governo e SSP inauguram Base Comunitária da Lagoa da Jansen
(Foto: Nilson Figueiredo)
A unidade é interligada à Companhia de Polícia de Turismo (CPTUR) e faz integração com todo o sistema de segurança do Maranhão, objetivando dar mais celeridade e eficácia no combate à criminalidade.
Foi entregue à comunidade, na manhã desta quarta-feira (16), a Base Comunitária da Lagoa da Jansen. Participaram da solenidade, o governador do estado do Maranhão, Flávio Dino, o secretário de segurança pública, Jefferson Portela, o subcomandante da Polícia Militar do Maranhão, Ismael de Sousa que, no evento, representou o comandante Cel. Marco Antônio Alves e, ainda, a secretária de turismo, Delma Andrade e representantes da Associação de Moradores da Península (AMPE) e da Associação Brasileira de Hotéis.
Partindo de um plano de ação que visa descentralizar a segurança pública e aproximar a polícia da população, a Base foi inaugurada com aporte financeiro da Secretaria de Meio Ambiente. Posicionada em uma região estratégica, próximo ao centro histórico, praias e o “Espigão”, espaços de grande visitação de ludovicenses e turistas, a unidade é interligada à Companhia de Polícia de Turismo (CPTUR) e faz integração com todo o sistema de segurança do Maranhão, objetivando dar mais celeridade e eficácia no combate à criminalidade.
Para o secretário de segurança pública, Jeferson Portela, “o serviço público, para ser bem prestado, precisa de um efetivo policial e de unidades dignas para prestação do serviço. Tanto para o policial trabalhar, quanto para atender melhor a população. Essa restruturação passa pela mudança no plano de gestão. Nós queremos uma doutrina de segurança cidadã, onde a ação do Estado seja eficiente, firme, e que respeite o direito das pessoas. E, para isso, precisamos ter uma polícia bem equipada, para agir rápido”.

Somente neste ano, foram investidos mais de 100 milhões de reais na segurança pública do Maranhão. Investimentos feitos em remuneração progressiva e promoções de policiais, instalação do sistema de rádio comunicação – em São Luís, e no aumento do efetivo policial – serão 1500 novos policiais efetivados no início do 2016, entre civis e militares –, e no número de viaturas. Até o final do ano serão entregues 400 novos veículos para o reforço da segurança pública, sendo 300 automotores e 100 motocicletas.
“Fazemos tudo isso porque acreditamos muito nas forças policiais do Maranhão. Fizemos muito este ano e estamos desafiados a fazer ainda mais. Nós tivemos uma inversão da curva de crescimento da taxa de homicídios em 2015, o que é um feito bastante relevante e merece ser enaltecido pela sociedade. Porém, ainda temos taxas de criminalidade bastante elevadas. Por isso, temos que continuar. De um lado, a investir. De outro, a nos empenhar para que possamos prover serviços de segurança mais adequados para a população”, destacou o governador Flávio Dino.
O delegado geral da polícia civil, Augusto Barros, que esteve presente no evento, ressalta que “para a polícia civil também é muito importante esta unidade, porque é mais um ponto de apoio institucional dentro das forças de segurança pública, que vai ajudar na sinergia entre os órgãos de segurança”.
“Esta unidade é de suma importância, pois marca a presença do Estado na repressão ao crime, tanto em nosso bairro, como em toda a região. Aqui, estrategicamente posicionada, é extremamente importante. A comunidade agradece imensamente”, enfatizou Júlio Bacelar, presidente da Associação de Moradores da Península (AMPE).
Fernando Costa / Ascom SSP