Governador Flávio Dino, Secretário de Segurança Pública e a Diretora do Detran-MA abrem o 67° Encontro Nacional dos Detrans no MA

SSP-Ascom    Texto: Mauro Wagner

A abertura do 67° Encontro Nacional dos Diretores Gerais dos Detrans aconteceu nesta Quinta-feira (21), por volta das 19:00hs, no hotel Blue Tree Towers, em São Luís-Ma. A solenidade de nível nacional, contou com a presença de diversos Diretores dos Detrans do Brasil. Na pauta, temas como: A importância dos Detrans como e Elementos Integrantes do Aparato de Segurança Pública dos Estados; Transformação Digital do Trânsito e demais temas com um olhar pela segurança no trânsito nos estados brasileiros. O encontro prosseguirá nesta sexta-feira (22), com a explanação de diversos temas, por conta dos Diretores dos Detrais estaduais e convidados.

O Governador Flávio Dino, o Secretário de Segurança Jefferson Portela e a Diretora do Detran/MA e presidente da Associação Nacional dos Detrans, (AND), Larissa Abdalla Britto, abriram a solenidade saudando os participantes. O evento de abrangência nacional, prosseguiu com o coral do IEMA, onde fora cantado de forma louvável, uma música com a temática da segurança no trânsito. A Diretora do Detran Larissa Abdalla Britto destacou nas importantes ações em prol da prevenção, tecnologia da Informação, de operações e fiscalizações dos Detrans. Os índices contra a violência no trânsito precisam ser intensificados, no sentido que os números possas cair. Aconteceram ainda, Sugestões e Encaminhamentos do Fórum da Lei Seca; Fórum da Educação para o Trânsito; Fóruns de Tis e Fórum Técnico Operacional.

O Governador relatou na abertura do o 67° Encontro Nacional dos Detrans, que “A Política Pública de trânsito é essencial para toda a sociedade, uma vez que envolve a dimensão da mobilidade urbana, mas também na defesa de outros direitos, a exemplo da vida, da integridade física. O Maranhão tem hoje, a alegria de sediar. Temos também essa dimensão dessa organização, o Encontro Nacional dos Diretores Gerais dos Detrans, presidido pela Drª Larissa, que preside também o Detran do Maranhão, mas que também todos os Detranas a nível nacional, visando uma interlocução junto ao Congresso Nacional, para que medidas que implicam retrocesso, não sejam aprovadas. Os Detrans têm a capacidade de prestar bons serviços e com isso, proteger a vida do cidadão brasileiro”, considerou o governador.

Presente também no 67° Encontro Nacional dos Detrans, o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, onde o mesmo destacou, que “Estamos sediando um encontro deste porte, com as empresas que trabalham na área, com os Diretores dos Detrans, trovando ideias, para finalizar 2019, e projetar não só para 2020, inovações de controles para circulação de veículos automotores, é fundamental. Momento que nós da Segurança Pública colhemos a expertise dos diretores e diretoras de todo o país, para levarmos para dentro da gestão pública de segurança, para salvarmos vidas no trânsito e impedirmos lesões graves e morbidades hospitalar; que é a superlotação nas casas de saúde, com pessoas que adoecem com causas não naturais, os acidentes de trânsitos. É um número muito grande e muito alto, e que tira a qualidade no atendimento das pessoas que adoecem de forma natural”, ponderou o secretário de segurança.

A solenidade 67° Encontro Nacional dos Detrans, continuou nesta sexta-feira (22), com diversas temáticas abordadas. Na manhã esta quinta, o Secretário de Segurança Jefferson Portela, realizou uma palestra, com a temática: A importância dos Detrans como e Elementos Integrantes do Aparato de Segurança Pública dos Estados. Em prosseguimento, aconteceram ainda, palestras coordenadas pelos Diretores dos Detrans do Goiás e da Bahia, com a temática: Combate à Fraude com a utilização de solução integrada multibiométrica; O Diretor do Detran de São Paulo, coordenou o tema sobre Preço único no serviço de registro de contratos; Já os estados do Distrito Federal e da Paraíba, coordenaram a temática: Implementação da placa Mercosul e aspectos relevantes da resolução 780/2019 do Cotran; O Diretor do Detran da Amazonas, coordenou o tema sobre, As inovações no Sistema e na gestão de informações do trânsito no Amazonas;

Presentes além das autoridades citadas e diretores dos Detrans do Brasil, Delegados, Coronéis, policiais civis, militares, políticos, representantes de diversos órgãos públicos e privados.