Governador Flávio Dino e Secretário Jefferson Portela participam da entrega da Torre de Treinamento na Academia do Corpo de Bombeiros

Objetivando em um treinamento específico na área, o Corpo de Bombeiros do Maranhão inaugurou nesta quarta-feira (02), por volta das 09h, a Torre de Treinamento da Academia de Bombeiros Militar Josué Montello (ABMJM), localizado no bairro do São Raimundo. A inauguração contou com a presença do Governador Flávio Dino e do Secretário de Segurança Jefferson Portela. A Torre de Treinamento oferecerá uma simulação de salvamentos em casos de fogo, desabamento e outras situações em prédios verticalizados.

Na oportunidade de inauguração, o Governador Flávio Dino reiterou os avanços na segurança pública e na importância do equipamento entregue, onde garantirá um treinamento ainda mais eficiente para o Corpo de Bombeiros. O governador disse ainda, que “Essa entrega se soma aos esforços de descentralização destes serviços e propicia treinamentos próximos da realidade para que, se necessário, estejam mais habilitados. Vamos dar prosseguimento a expansão para que tenhamos cada vez mais qualidade no serviço prestado ao povo maranhense”, destacou o governador. O Governador Flávio Dino destacou ainda, a implantação de uma torre do mesmo tipo em Codó e estudos para posteriormente instalar outro equipamento deste tipo em Trizidela do Vale.

Treinamento com Salvamentos para prédios verticalizados

A Torre de Treinamento conta com uma Estrutura com casa de fumaça no pavimento térreo, o que se assemelha, com um incêndio similar, aos que acontecem em locais com as de um apartamento, de cerca de 20 metros. A Torre de Treinamento oferecerá uma simulação de salvamentos em casos de fogo, desabamento e outras situações em prédios verticalizados. No teto existe uma amarração para uso nas atividades de rapel e tirolesa. O local possui ainda para-raios, sinalizações de emergência (de parede), iluminação de emergência e portas corta-fogo.

Presente na solenidade, o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), Jefferson Portela, ressaltou a importância do preparo operacional da corporação. “ A Torre de Treinamento entregue hoje, pelo governador Flávio Dino, é de alta relevância para a atividade profissional do Corpo de Bombeiros, é uma base de treinamento para edifícios verticalizados que prepara os nossos homens para o socorro, na sagrada missão de salvar vidas. Eles não tinham um local apropriado, mas agora contamos com esse treinamento para emergências em prédios verticalizados. Esse treinamento com uma torre de treinamento é fundamental. Um dia importante para a sociedade maranhense, pois o recebimento fortalece o crescimento do Corpo de Bombeiros e do Sistema de Segurança Pública”, finalizou.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Célio Roberto de Araújo, informou, que a Torre de Treinamento é uma estrutura que prova, que é mais um exemplo do compromisso da gestão estadual com o bem-estar da população e a valorização dos profissionais da segurança. Podemos confirmar, que temos aqui, todas as condições e itens para simular ações que se aproximam do que o Bombeiro realiza, no sentido de salvar vidas. Ou seja, a partir do treinamento nesta torre, o efetivo estará apto e treinado para este tipo de salvamento”, ressaltou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros.

Mauro Wagner – ASCOM/SSP                                                                       (Foto: Karlos Geromy)