Governador acompanhado do Secretário de Segurança empossa novo Comandante da PM

Texto: Mauro Wagner – Ascom SSP
Fotos: PM-MA

Considerando sempre em ações de investimento em prol da segurança pública da sociedade maranhense, tomou posse na tarde desta segunda-feira (22), por volta das 17hs, o novo comandante da Polícia Militar do Maranhão. Em solenidade bastante movimentada, o Cel. Jorge Allen Luongo repassou o cargo, ao novo comandante, o Cel. Ismael de Sousa Fonseca. A troca rotineira de comando realizado nesta segunda-feira (22), por volta das 15hs, visa tão somente, em ações continuadas pela melhoria da segurança pública, em prol da sociedade maranhense.

A posse do novo Comandante fora presenciada por diversas autoridades da sociedade e demais presentes. A solenidade contou com a presença do Governador Flávio Dino; do secretário de Segurança Pública; Jefferson Portela; deputados; secretários; demais políticos; comandantes; policiais civis, militares e familiares em geral. O Comandante Jorge Allen Luongo destacou na importância, em poder ter colaborado, no tocante à segurança pública da sociedade. O Novo Comandante, o Cel. Ismael Fonseca, destacou na importância em poder dispor, um cuidado para com as pessoas na sua gestão. “A Polícia Militar é uma instituição secular, nós temos o propósito de melhor servir a sociedade maranhense. Iremos nos disponibilizar no combate à criminalidade e na assistência à sociedade como em um todo, está é a nossa missão. Cada cidadão que ingressa na Polícia Militar, tem que ter esta missão imbuído. Que ele tem que servir a sociedade. Somos policiais para proteger, servir e manter a ordem, nada mais e nada menos. Cuidar das pessoas, é diminuir o índice de homicídios, diminuir a criminalidade de modo a geral. Estas ações acontecem com a motivação, e a melhor distribuição desse efetivo, e isso, através de planejamento estratégico e melhorar os índices criminais”, destacou o Comandante Ismael.

A mudança na vida pública é inerente na vida das pessoas

A solenidade contou com a presença do Governador Flávio Dino, que deu posse ao novo comandante da Polícia Militar. Ele anunciou que as mudanças rotineiras são no sentido da continuação pelo bem maior de todos, que é no tocante à segurança pública. “Esse Batalhão agora se engrandece neste momento, com a indicação do cel. Ismael Fonseca, para comandar a Polícia Militar do Maranhão. A mesma vitalidade e o mesmo vigor, que o Cel. Luongo apresentou durante a sua jornada. Com certeza o Cel. Ismael também saberá apresentar. Quem segue a lei de Deu e as leis dos homens, nunca perde o caminho. Mudam as pessoas, mas não muda a direção, o caminho. Mudar as pessoas é inerente à vida humana. Todos nós são transitórios nesse plano existencial. Todos somos transitórios nas funções públicas. O que importa é que quando estivermos nessa investidura, possamos fazer o melhor para honrar o que nos fora confiado”, destacou o governador Flávio Dino.

O Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, relatou, durante a passagem de comando, “Seguimos com o programa de governo. É uma mudança de comando, mas os dois coronéis, são homens preparados. Há uma linha de trabalho a ser mantido, de acordo com a linha de trabalho de cada um. Temos um programa de governo a ser aplicado na segurança pública e isto segue forte. Trabalhamos a médio, curto e longo prazo, no sentido de reduzir a violência e a criminalidade, esta é a palavra de comando. Onde o crime se movimentar, será dado a resposta de Estado, e isso não será diferente na gestão do Cel. Ismael, que vêm com o seu conhecimento do Centro Tático Aéreo (CTA), e assume o Comando Geral, como novo comandante. Esta troca de comando, segue a linha de trabalho, pois temos projetos e programas. Hoje mesmo já estivemos reunidos com a primeira missão de trabalho, com o Cel. Ismael. É um trabalho que segue, para defender a sociedade maranhense. A nossa missão maior é proteger a população”, repassou o secretário Jefferson Portela.

Após a posse do novo comandante, fora realizado o desfile de apresentação de todo o contingente da Polícia Militar, ao novo comandante, o Cel. Ismael de Sousa Fonseca.