Equipe do Pacto pela Paz e moradores da Vila Esperança formam Conselho Comunitário no bairro na manhã de sábado

SSP-MA

Durante toda manhã deste sábado (24/11/18), grupo de moradores do bairro Vila Esperança, sediado na zona rural da região metropolitana de São Luís, estiveram reunidos na Associação dos moradores com equipe do Pacto pela Paz, com a missão de evidenciar a Lei n° 10.387, de 21 de dezembro de 2015, que versa sobre o programa Pacto pela Paz e que fora sancionada pelo Excelentíssimo Governador do Estado do Maranhão- Dr. Flávio Dino.

Durante as narrativas dos palestrantes da SSP- Ten Cel PM Ivan Gois e Maj PM Waldey Lemos (auxiliados pelo Assessor Paulo Henrique), retrataram os índices de queda dos principais crimes na região metropolitana e interior, desde 2015, bem como a essência dos trabalhos das Forças Integradas de Segurança Pública do Maranhão, comandada pelo Excelentíssimo Sr. Secretário Jefferson Portela, e também, das belíssimas ações nos trabalhos sociais para busca de políticas públicas eficazes nas áreas dos então, 87 (oitenta e sete) Conselhos Comunitários pela Paz já formados e capacitados na capital e interior do Estado, fruto de um esforço constante do Coordenador Executivo do Pacto pela Paz- Dr. Dicival Gonçalves da Silva e que hoje, administra e acompanha 1340 (mil trezentos e quarenta) Conselheiros Comunitários.

Foram trabalhados também com os ouvintes a questão do respeito às Leis e aos Direitos Humanos, através do diálogo e sempre buscando a paz social.

Ao longo da temática, foram citados também os demais trabalhos que acompanham o Pacto pela Paz, entre eles a Patrulha Maria da Penha, o programa Identidade na Comunidade, a parceria com o SENAI, para promoção de cursos profissionalizantes, e ações civico sociais, que já entenderam mais de 22.000 (vinte e duas mil) pessoas. Ao final das exposições de Direitos Humanos e a importância dos Conselhos Comunitários, foram eleitos por aclamação popular 14 (catorze) Conselheiros do bairro da Vila Esperança, tendo a diretoria a seguinte composição:

Presidente- José Bernardo Santos.
Vice Presidente- Jhones Aguiar Ramos.
1° Secretário- Cristóvão de Jesus Ferreira.
2° Secretário- Marília Cristina Santos
Secretário de Assuntos Sociais- Letícia da Silva Ferreira.

Com esta última formação/capacitação finalizada, já estão ativos 1.354 (mil trezentos e cinqüenta e quatro) Conselheiros, distribuídos entre os agora, 88 (oitenta e oito) Conselhos Comunitários pela Paz.