EM AUDIÊNCIA, GOVERNO ANUNCIA INSTALAÇÃO DE DELEGACIA ESPECIALIZADA EM IMPERATRIZ

O Governo do Maranhão participou, nesta sexta-feira (29), de uma audiência pública na Câmara Municipal de Imperatriz que debateu a criação de uma Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, entre outros assuntos ligados à temática da promoção da paz na segunda maior cidade do Maranhão.

O encontro que reuniu os secretários Jefferson Portela (Segurança Pública), Francisco Gonçalves (Direitos Humanos e Participação Popular), o coronel Marco Antônio Alves (comandante-geral da Polícia Militar) e Elizângela Cardoso (presidente da Funac), foi organizado pelo promotor Alenilton Santos Júnior, da Promotoria da Infância e da Juventude. O evento também reuniu autoridades da área como o juiz titular da Vara da Infância, Delvan Tavares, promotores de justiça, o secretário de Educação de Imperatriz, Zeziel Ribeiro, além de vereadores, dirigentes de entidades ligadas ao setor e lideranças comunitárias.

A presidente da Funac, Elizângela Marques, que também é presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente anunciou que o governo Flávio Dino vai inaugurar, em breve, um centro social educativo em Imperatriz para contemplar toda a região Tocantina. “Este centro terá o objetivo de garantir o direito à convivência familiar e comunitária de todos os adolescentes dessa região que estão em cumprimento de medidas socioeducativas”, disse.

Durante o evento, o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, fez um relato das ações do governo na área da defesa dos direitos. “O governo Flávio Dino está se destacando na defesa de direitos. Não confundimos justiça com vingança, operadores do direito com justiceiros. Entendemos que não vamos resolver a violência só com ações de segurança, mas com ações integradas de gestão e de políticas públicas de curto, médio e longo prazo, um esforço conjunto do Estado e da sociedade civil, para enfrentar de modo eficaz esse problema. Dessa forma, esse encontro tem uma importância fundamental, quando não apenas criamos uma delegacia especializada, mas debatemos e propomos políticas”, disse o secretário Francisco Gonçalves ressaltando as ações do governo para melhorar a rede de proteção à criança e ao adolescente.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, explicou que a participação do Estado na audiência e em outros fóruns representa o modo de governar imprimido pela gestão Flávio Dino, priorizando o diálogo permanente. “Nós temos o papel de ouvir a sociedade civil, esse é um comando do nosso governador que temos perseguido como gestores. Portanto, queremos agradecer a oportunidade de estar aqui ouvindo esses questionamentos e propostas para melhorar a segurança pública, notadamente na questão da criança e do adolescente”.

Durante a audiência os secretários anunciaram a implantação do programa “Crack, é possível vencer” em Imperatriz, que contará com 60 profissionais atuando no sentido de inibir a distribuição da droga e de garantir um tratamento humanizado ao usuário. “O Maranhão e o município de imperatriz aderiram ao programa que só é possível para municípios com mais de 200 mil habitantes”, explicou Jefferson Portela. Durante o evento também ficou definida a ida de mais 10 delegados para a Região Tocantina e a instalação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.