Disciplina e Civismo: O objetivo da Diretoria de Ensino da PMMA

A diretoria de ensino da Polícia Militar do Maranhão é o órgão, dentro da instituição, responsável pela qualificação, requalificação e formação de policiais militares. Atualmente o Coronel Antônio Roberto é o diretor de ensino da instituição, estando subordinados a essa diretoria a Academia de Formação de Oficiais (Gonçalves Dias), o Centro de Formação e Aprendizado de Praças (CEFAP) e as unidades do Colégio Militar Tiradentes (CMT).

Colégio Militar Tiradentes

Em se tratando dos CMT, essa pasta zela pela disciplina e culto ao civismo, além de atender o que determina a lei de diretrizes e bases de ensino brasileiro estabelecida no Ministério da Educação e Cultura (MEC). O CMT tem gestão compartilhada com a Secretaria de Educação do Maranhão, com participação de professores militares e da rede pública estadual.

Logo, tem tido resultados expressivos no desempenho em avaliações nacionais, como o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), com a aprovação de 150 alunos, sendo 3 no curso de medicina e no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), além das olimpíadas de várias disciplinas e competições esportivas.

Hoje, no Maranhão, existem três unidades do Colégio Militar Tiradentes (CMT): a de São Luís, coordenada pelo Major Brandão, a de Imperatriz, pelo Tenente Coronel Cavalcante, a de Bacabal, gerenciada pelo Major Spindola e, agora, ainda vai contar com nova unidade na cidade de Caxias que terá em sua direção o Major Cipaúba. A unidade de Caxias terá sua aula inaugural no próximo dia (8).

No ano de 2016, as quatro unidades do CMT contam com 3.500 alunos matriculados em todo o estado, que passaram por um rigoroso processo seletivo.

O coronel Roberto disse que a ampliação da escola é um reconhecimento dos resultados relevantes conquistados. “A Polícia Militar do Maranhão tem apresentado um ensino de qualidade, com um conjunto de professores e gestores capacitados” finalizou o coronel.

 

Fonte: Anselmo Oliveira/ascom SSP-MA