Desembargador Corregedor do TRE-MA fala das eleiçoões 2016 no Maranhão

Em coletiva realizada na tarde da terça-feira(28), o desembargador Lourival Serejo agradeceu à imprensa pelo apoio prestado nestas eleições que não causaram nenhuma polêmica ou desconforto à Justiça Eleitoral. “Acredito que a imprensa se afirmou neste ponto do lado útil tanto no aspecto técnico como no crítico porque no momento que ela faz observações dos candidatos, prestam serviço para despertar a consciência do eleitor na escolha do melhor. Obrigado e parabéns aos senhores por esta atuação”, pontuou.
Continuando, o presidente considerou que estas eleições apresentam peculiaridades jamais enfrentadas, mas que confia na eficácia dos preparativos, porque o TRE-MA teve muito cuidado com os mínimos detalhes, visto que não foi registrado ainda nenhum incidente fora do comum.
Desembargador Raimundo Barros, em entrevista ao repórter Stenio Johnny

O Desembargador Corregedor Geral do Tribunal Regional do Maranhão(TRE-MA), falou que está tudo pronto para as eleições 2016 no Maranhão, o corregedor falou que os últimos detalhes com o Sistema de Segurança do Estado, foram acertados, para que as polícias Civil e Militar possam atuar tanto na capital, como no interior maranhense, dando tranquilidade ao eleitores.
Segundo o magistrado, quarenta e cinco cidades, receberam o emprego de contingente das Forças Armadas, foram solicitações feitas ao TRE-DF, que de pronto atendeu estes pedidos de tropas federais, para garantir a ordem e a segurança nas eleições nesses municípios, que somado as forças de segurança do estado, darão tranquilidade as eleições no Maranhão.
Quanto a inelegibilidade  dos candidatos, o magistrado  falou que o TRE-MA em suas seções, está aplicando rigorosamente a lei da ficha limpa, ressalvada apenas, aos candidatos que tenham alguma decisão que suspenda os efeitos dessas decisões.
Aos eleitores que tiverem algum tipo de dúvida, o M.M informou, podem entrar, no site do TRE, ou se não ligar para os telefones disponíveis, ou ainda comparecer ao TRE-MA, que estará com uma equipe de plantão para orientar esses eleitores, tirando assim qualquer dúvida.
Desembargador presidente do TRE/MA Lourival Serejo Jefferson Portela secretário de segurança pública e o desembargador corregedor do TRE/MA Raimundo Barros

Da reunião de trabalho realizada com o presidente do TRE no Maranhão, desembargador Lourival Cerejo e o secretário de segurança pública Jefferson Portela. Frisou  que nessa reunião, foi feito um alinhamento do penejamento logístico e estratégico no que  diz respeito a segurança no estado nas eleições municipais deste ano. Disse  que o secretário garantiu que o sistema de segurança está pronto para atuar na capital e no interior maranhense, com um quantitativo de tropa suficiente para garantir o pleito eleitoral.

Quanto a previsão da conclusão dos trabalhos finais das eleições no estado, o corregedor falou que se tudo correr bem. Até ás 20hs  do domingo serão conhecidos os novos prefeitos do Maranhão. Concluiu!
Números
– 4 milhões 611 mil e 247 eleitores (2.091.758 biometrizados – 45,36%);
– 217 municípios;
– 111 zonas eleitorais;
– 16 juntas especiais;
– 82 postos avançados de transmissão;
– 3 centrais avançadas de transmissão;
– 168 juízes;
– 5.731 locais de votação (260 em São Luís);
– 15.931 seções (1.968 de São Luís);
– 19.947 urnas eletrônicas (4.016 de contingência);
– 63.724 mesários (7.872 de São Luís);
– 44 municípios com biometria;
– 671 servidores;
– 636 profissionais de apoio;
– forças federais: 45 cidades;
– policiais: 240 (federais); 7.560 (militares, sendo 2.560 só na capital), 2.200 (civis); 292 bombeiros (que atuarão especificamente na guarda de urnas); 270 (rodoviários federais).
Contatos do TRE-MA
(98)2107-8742 / (98)2107-8760 / (98)98802-4204
Por/Stenio Johnny RPJ/MA 0001541
                   ASCOPM/SSP