Curso de Formação de Sargentos da PM inicia 2ª fase

Policiais militares do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos – CAS, da Polícia Militar do Maranhão (PMMA)  participaram, no início da tarde de segunda-feira (12), da Aula Inaugural do curso, que marca a 2ª etapa da formação (fase presencial), destacando nessa fase as modalidades práticas, já que na 1ª etapa os alunos cursaram  durante 4 meses as disciplinas na modalidade EAD (Ensino a Distância), por meio da parceria com a Senasp.

2O evento aconteceu no auditório do CFAP (Curso de Formação e Aperfeiçoamento e Praças), na BR-135, Tirirical, e contou com a presença  do comandante geral da PM, coronel Frederico Pereira, do comandante do CFAP, Aureci Becker, do tenente coronel Araújo, representando a Diretoria de Ensino, além de oficiais e praças da Corporação.

A aula inaugural foi proferida pelo professor aposentado José Olímpio da Silva Castro, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).  Com a palestra “ A carreira policial militar”, o professor José Olímpio abordou assuntos pertinentes à formação do policial militar e a importância do serviço policial para a sociedade.

Durante sua fala o coronel Pereira destacou a importância da qualificação profissional e a busca constante pelo conhecimento. “ Aproveitem cada momento do curso, nesta 2ª fase os senhores colocarão em prática todo o conhecimento teórico, que servirão para salvar as suas vidas e proteger a sociedade”. Disse o comandante.

Sobre o CAS

O Curso de Formação e Aperfeiçoamento (CAS) faz parte do processo de formação continuada, visão defendida pela Polícia Militar do Maranhão. Este ano, participam 134 policiais militares distribuídos em dois polos: São Luís (109) e Caxias (25), dividido em duas fases, ensino a distância e presencial.

1O curso tem por objetivo qualificar sargentos PM’s no que tange aos conhecimentos necessários para ascensão profissional, estimulando doutrinas e práticas uniformes, superando as barreiras provenientes da distância. Além de contribuir com a integração dos policiais militares e promover a consolidação das políticas públicas na área da segurança.

Em sua estrutura curricular o curso apresenta disciplinas voltadas para a área jurídica, direitos humanos, ética e cidadania, além das disciplinas direcionadas à atividade policial militar, como por exemplo, abordagem e tiro policial.

 

5ª seção da PM-MA

g