Cúpula da Segurança Pública participa de workshop com foco em segurança pública

O secretário de Segurança Pública Jefferson Portela participou do encerramento do Workshop para gestores em política pública com foco na gestão pública. O curso iniciado na terça-feira (29), na Academia de Polícia Civil (Acadepol) encerrou nesta sexta-feira (02), por volta das 18hs. O Workshop foi direcionado para curso 54 servidores da cúpula da segurança pública do MA, objetivando a continuidade da capacitação e aprimorar o conhecimento.

Na oportunidade, o curso visa recapacitar as habilidades técnicas comportamentais e conceituais, essenciais ao gerenciamento estratégico nas organizações publicas, tendo em vista a inserção das inovações contemporâneas na dinâmica da gestão pública, com foco na elaboração de políticas públicas de segurança e na execução e avaliação dos programas e projetos na gestão governamental. O workshop vem reunir os grupos de trabalho com a proposta de cumprir a missão de ser referência em segurança pública; através das produções extraídas nas realizações dos trabalhos construídos por cada mesa.

Referencia do Programa Nacional de Segurança Pública

Participando do curso como orientador, o professor Carlos Alberto Maranhão ponderou que Outras dinâmicas do curso é proporcionar e avaliar a gestão dos órgãos de segurança pública, verificando o grau de aderência de seus processos gerenciais, em relação ao de gestão planejado pelo modelo de excelência em gestão pública do secretário.

De acordo ainda com o professor, Maranhão, “Este modelo de gestão planejado pelo modelo de excelência, é referencial do Programa Nacional de Segurança Pública, no médio e longo prazo do período de governo aos gestores da SSP-MA, buscando a otimização do funcionamento das ações integradas que envolvem suas atividades gestoras de segurança pública no Estado através da tomada de decisões racionais; fundamentadas na escolha e no tratamento dos dados das informações, dos processos administrativos e operacionais de segurança pública, envolto por todo o sistema”, explicou.whatsapp-image-2016-12-02-at-18-43-141

Construção de Qualidade

 O curso almejando ainda a análise da situação atual propondo uma melhor inter-relação dos gestores no cumprimento das atividades meio para construção de qualidade do produto final “segurança pública eficiente, eficaz e efetiva”, com a proposta de mudanças no modo de agir, para gerar valor de capital intelectual de forma responsável.

O secretário de segurança pública, Jefferson Portela que esteve na abertura do curso e retornou para o encerramento do evento, ressaltou que “O curso é o controle das práticas gestoras e o aprendizado, das competências gerenciais, objetivando na multiplicação por conta do 2º curso para Gestores em Políticas Públicas, focando na segurança pública. O Workshop vem reunir os gestores em grupos de trabalhos, com necessidade de executa e ser modelo em referencia para a segurança pública; obtendo resultados, por meio das produções extraídas nas finalizações das atividades desenvolvidas,” destacou.

Conteúdo programático:

No workshop foram abordados os tópicos: Planejamento de políticas públicas de segurança pública; Planejamento Estratégico; Plano Plurianual (PPA), Lei Orçamentária (LOA), Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO); Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Padronizações, Implantação de portarias e rotinas operacionais que necessitam de unificação de padrão operacional das três forças, Ambientação dos métodos de análise e avaliação estatísticas dos índices de criminalidade.

O evento contou ainda com a presença do delegado Geral da Polícia Civil, Lawrence Mello; do comandante da Polícia Militar, o Cel. Frederico Pereira; o Corregedor Geral do Sistema de Segurança Pública, Fernando Moura de Lima e ainda delegados, coronéis e demais autoridades da segurança pública.

Por Mauro Wagner – ASCOM/SSPMA