Cúpula da Segurança participa de homenagem no 24 BIL pelo dia do Exército

Em comemoração ao dia do Exército Brasileiro, uma solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (19), por volta das 09h, no 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), uma solenidade onde foram agraciadas diversas autoridades, aos quais receberam medalhas e diplomas por merecimento. O Comandante o Ten. Cel. Marcus Vinicius recebeu entre outros convidados, o Secretário Adjunto de Segurança Pública Saulo Ewerton, o Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara, o Cel. Engenheiro, Luciano Valentim Rechiut; o Desembargador do Tribunal de Justiça, Antônio Fernando Bayma Araújo; o secretário de segurança pública, do município de São Luís, Breno Galdino e demais autoridades.

Durante a solenidade no 24 BIL, localizado no bairro do João Paulo, foi lembrado na oportunidade, que em 1648, um século e meio depois do descobrimento do Brasil, o episódio de GUARARAPES revela a gênese de nossa nacionalidade, sagrado ideal que reúne brancos, índios e negros, conjurados livremente, para defender a Pátria e expulsar o invasor estrangeiro. Fora enfatizado ainda, que dessa união, da noção de pertencer à terra, da necessidade de proteger nossa gente, nossas famílias e nossas riquezas, nascia uma Nação e, com ela, um Exército resultando na integridade do território, na unidade nacional e no delineamento de rumos em direção a um destino de grandeza, prosperidade e felicidade para sua gente.

O Exército que é o mais puro e fiel retrato de seu povo. Exército que foi construído, com simplicidade e altivez, pelo exemplo de homens e mulheres oriundos de diversificadas camadas sociais. Exército de todas as raças, de glórias, desafios e sacrifícios. Nossa Força Terrestre foi sempre a síntese da entrega total à Pátria, participando, inicialmente com a Marinha e mais tarde também com a Força Aérea, nossas Forças coirmãs, dos mais importantes episódios da história do Brasil.

O Comandante do 24 BIL, o Ten. Cel. Marcus Vinicius ressaltou que “Durante a solenidade foi entregue diplomas e medalhas aos nossos amigos, dando conta de um reconhecimento do Exército Brasileiro como honrarias para os mesmos”, pontuou. Na solenidade, foram agraciados com o diploma de reconhecimento aos bons serviços prestados, o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, o Cel. Célio Roberto; do diretor do Centro de Inteligência de Segurança Pública, delegado Antônio Carlos Martins; o presidente do TRE-Ma, Raimundo José Marros Sousa; o Cap. Trindade Gomes, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA); o Cel. Luís Trindade, da Capitania dos Portos e o Fabrício, da Advocacia Geral da União.

Foram recebedores ainda de medalhas do Exército Brasileiro, por honra ao mérito, diversos oficiais do 24 BIL.

Estiveram presentes ainda, o Superintendente de Polícia Civil do Interior (SPCI), o coordenador do Projeto pela Paz, o delegado Dicival Gonçalves, o Deputado Estadual Welligton do Curso, o delegado Couto Jr, representando o Delegado Geral da Polícia Civil; o delegado adjunto da SPCI, Jarlison Alan Freire, o delegado Nilvam da Emarph e o Alexandre Silva, da Polícia Federal.

Mauro Wagner – ASCOM/SSP                                                             Fotos: Nilson Figueiredo