CPTUR INTENSIFICA POLICIAMENTO EM PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO LUIS´

A Polícia Militar do Maranhão através da Companhia Independente de Turismo (CPTur), tem desenvolvido e intensificado operações que visam a segurança dos cidadãos maranhenses nos principais pontos turísticos da capital. Após a inauguração do quartel da CPTur na Lagoa da Jansen, na gestão do Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, é notável a amplitude de ações destinadas à segurança do eixo que compreende a Lagoa, Ponta D’areia e Península.

Segundo o tenente-coronel José Roberto Moreira Filho, o quartel tem dado maior visibilidade aos trechos litorâneos, proporcionando a integração da comunidade com a polícia por meio de parcerias com a associação local de moradores, ouvindo opiniões e atuando de maneira conjunta. Como resultado desta proposta, apuram-se melhorias na iluminação, no tráfego e na urbanização em geral.

Com relação às ocorrências policiais, percebe-se uma queda considerável de índices, direcionando o foco para as práticas furtivas, mais frequentes no local. Com abrangência em cinco áreas específicas, sendo elas, Centro Histórico, Lagoa, Península da Ponta D’areia, Ponta D’areia e Litorânea, a CPTur vem trabalhando de forma potencial. Utilizando viaturas, motocicletas, quadrículos e policiamento ostensivo, a companhia executa operações como “Transporte Seguro”, com o intuito de diminuir os assaltos aos coletivos, e “Praia Segura”, com policiais a pé e rondas diárias.

Ten Cel Roberto

No que diz respeito às estratégias de combate, o principal foco da CPTur está na prevenção. Circulação intensiva de viaturas, divulgação dos telefones para ocorrências e construção de barreiras de contenção, são algumas das medidas tomadas em serviço. Considerada pelo tenente-coronel José Roberto como uma verdadeira vitrine no sistema de segurança pública, a companhia conta ainda com oficiais qualificados, fluentes em línguas estrangeiras, visando um melhor atendimento aos turistas.

Nos três primeiros meses do ano de 2016, foram registradas 102 ocorrências, 109 conduções para a delegacia, 125 armas brancas apreendidas, 2 armas de fogo, 253 papelotes com substâncias de caráter entorpecente e 2 homicídios.

“Em reunião recente com a defensoria pública do Estado do Maranhão, apresentamos a CPTur e não houveram indagações a respeito do trabalho realizado, pois nos antecipamos em responder a todos os questionamentos. Ficamos felizes e satisfeitos com tamanha reciprocidade da Polícia Militar com a Defensoria Pública do Estado”, finalizou o tenente-coronel.

Yan Ribeiro – Ascom SSP