Corpo de Bombeiros Militar realiza atendimentos em acidentes veiculares com equipamentos de reconhecimento nacional

O Grupamento Águia do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão tem priorizado os quesitos salvamento e resgate de vítimas em acidentes com veículos. As ações do Grupamento Águia na região metropolitana de São Luís têm alcançado padrões de alto nível no atendimento ás vítimas. Por meio de equipes funcionando 24hs, os salvamentos ocorrem também na BR 135 e áreas litorâneas, onde há maior incidência de bares e restaurantes e, por conseguinte, uma demanda maior de desastres em virtude de embriaguez alcoólica, por sinal a maior contribuinte nos finais de semana para os acidentes automobilísticos.

O Comandante do Grupamento Águia do Corpo de Bombeiros, o Major Lima, disse que ”O nosso quartel está preparado com equipamentos de descarceramento para o salvamento veicular com vítimas. Temos, ainda, equipamentos usados em todo o Brasil, inclusive alguns deles criados e adequados pelos nossos próprios policiais. Desta forma, com essas ferramentas adaptáveis, utilizamos a extração da vítima sem utilizar força bruta e sem danificar o veículo, ponderou o comandante.

Operacionalidade na Capital

febe0dbe-903a-46ae-96e1-d3be23467a0d (1)

O Grupamento Águia do Corpo de Bombeiros Militar é acionado pelos números 190 e 193, que integram o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS). O Águia –afirmou o comandante – desenvolvendo ações em toda a região metropolitana de São Luís e na BR 135, age com muita segurança, “Tentamos fazer o resgate em menos de 10 minutos e encaminhar as vítimas aos hospitais. Nos finais de semana, a nossa equipe fica á disposição nos postos de combustíveis, em áreas da Litorânea, São Francisco, Cohama e pontos chaves, tentando estar o mais próximo possível de praias e festas para atender eventuais imprevistos”.

Equipamentos adaptáveis de salvamento

45611c18-57e2-429f-9cc9-9e22543c8755

Por meio dos policiais militares do Grupamento Águia do CB, foram desenvolvidos e adaptados equipamentos no sentido de facilitar no salvamento das vítimas. Um dos equipamentos criados foi o Calço Alto Ajustável, que tem o objetivo de estabilizar os veículos para, assim, facilitar no resgate das vítimas. Também foram adaptados e usados no Grupamento do CB outros equipamentos, como a Cunha Inflável, que serve para facilitar no destravamento das portas dos veículos e não causar danos a terceiros; o Martelo Pneumático, as Pistolas de Ar Comprimido, que efetuam cortes e desparafusam. Outro equipamento ajustável é a Parafusadora, usada nos veículos de corridas de formula 1, para retirada das portas.

O Tn. Claudionor, que integra o Grupamento Águia do Corpo de Bombeiros, relatou que uma das operacionalidades do grupo é a rapidez no salvamento das vítimas. Ele afirmou ainda que “Estamos equipados ao nível do padrão nacional para realizar os procedimentos de forma rápida e eficiente. Estamos inclusive acompanhando a evolução das tecnologias, para sempre dispor de equipamentos de qualidade e realizar um atendimento rápido ou “salvamento de ouro”, como é conhecido no batalhão” completou o Tenente.

73016e21-2f88-4f7c-a328-a60305224028

Encontro de Salvamento Veicular

42197992-a4d5-4bdf-852b-6c3eb8507f74

Demonstrando empenho e comprometimento, esse grupamento do Corpo de Bombeiros participou do evento da Comissão Nacional de Salvamento Veicular, que aconteceu de 30 de março a 01 de abril, em Maceió, Alagoas. No evento, o grupamento de São Luís foi muito bem representado, pois além de mostrar suas varias experiências, repassou a facilidade de usar o “Calço Alto Ajustável”, equipamento prático e leve que ocupa pouco espaço na viatura. O grupo foi convidado para ser instrutor de uma oficina no Shopping Iguatemi, sob a coordenação do Corpo de Bombeiros de Alagoas, onde apresentou as técnicas desenvolvidas no CBMMA e ainda recebeu uma medalha do encontro, por participação primorosa.

Mauro Wagner – Ascom SSP