Corpo de Bombeiros realiza ações e campanhas de prevenção a acidentes no município de São José de Ribamar

 

Durante um ano de funcionamento, com sede em SJR, a companhia independente do Bombeiro Militar atendeu cerca de 700 ocorrências.

 

A Companhia Independente Militar do Corpo de Bombeiros de São Jose de Ribamar, tendo como comandante o Major Munilso, concedeu durante a manhã desta segunda-feira (05), uma entrevista a Secretaria de Segurança Pública (SSP), onde foram abordados temas relacionados aos trabalhos da instituição na comunidade, e principais operações que foram realizadas pela companhia, além dos trabalhos dos militares na comunidade.

O comandante Major Munilso informou que são realizados rotineiramente várias atividades de prevenção junto à comunidade, a fim de difundir melhor o esclarecimento da sociedade naquilo que tange o desenvolvimento das atividades de precaução de acidentes domésticos e outros. Segundo ele existem programas sociais especiais voltados para o público infantil e idosos do município, visando informar a sociedade em como proceder em situações de risco.

COMANDANTE DA CIA

 

O Major Munilso informou que “Nossos militares estão sempre atentos para melhor atender a comunidade em geral. O intuito de nossos projetos sociais é buscar a inclusão social de crianças e pessoas de idade mais avançada, agregando valores e conhecimento junto ao público”, ressaltou.

Ele disse ainda que, além de algumas questões sociais que são abordadas pela companhia, são dados instruções de prevenção de acidentes domésticos, como por exemplo, assuntos de comportamento em situações de riscos que podem chegar a acontecer em circunstâncias cotidianas do cidadão e outras básicas, que com o conhecimento prévio que são abordados durantes os programas sociais.

IMG_2485

Dentro dessa dinâmica, o Batalhão tem ainda uma equipe especializada, coordenada pelo Tenente Farias que trabalha diretamente nas escolas de São José de Ribamar fazendo um ciclo de palestras, orientando com relações a acidentes domésticos e prevenção na orla marítima.

Ações de Prevenções

As atividades de prevenção incluem resgate e atendimento a situações de emergência e pânico. São utilizados ambulâncias, viaturas de combate a incêndio, uma de salvamento e veículos administrativos, além de matérias de atendimento pré-hospitalar, pranchas, lanternas, ponto de observação, entre outros. As atividades são realizadas em conjunto com o Sistema de Segurança Pública e outros órgãos.

As operações são realizadas com o número mínimo de 10 policiais nas praias, além do serviço de patrulhamento através dos veículos de quadríciculo, botes e moto aquático, buscando inibir acidentes e incentivar a precaução. Vale ressaltar que a companhia trabalha também com campanhas, onde todo o efetivo de praia é mobilizado a está trabalhando com panfletagem, buscando a orientação dos banhistas da cidade.

Projetos Sociais

O intuito é a possibilitar a inclusão social de pessoas idosas, além de oferecer uma oportunidade para crianças e adolescentes terem uma perspectiva de futuro, fugindo da marginalidade que ainda está em grau elevado na nossa sociedade. Segundo o Tenente Brito, além disso os bombeiros trabalham com orientação básica de princípios de incêndio, ações básicas de noções de salvamento e outros.

Para o comandante do Corpo de Bombeiro essa é uma forma de valorizar as pessoas idosas que são importantes ainda para nossa sociedade, pela experiência que passaram e pelo que já contribuíram para ela.

A frente do projeto “Melhor Idade” está o Sargento S. Filho, e o projeto “Bombeiro Mirim, tendo como coordenador o Sargento Jamilton que trabalha com as crianças no intuito de ensinar valores cívicos de cidadania, bem como técnicas de atendimento pre hospitalar e atividades bomberisticas em geral. O grande objetivo desse projeto é fazer com que a criança com o seu desenvolvimento tenha plena condições de exercer suas funções dentro da sociedade com consciência de que é um cidadão.

Principais OperaçõesIMG_2484

Atuando muitas vezes em controle de inundações e resgate de vítimas de acidentes em lugares de difícil acesso, incêndios e também na fiscalização de prédios e edifícios, são múltiplas as suas atribuições e responsabilidades. Dentre as atividades de destaque que são desenvolvidas na companhia é o serviço de prevenção no município de São José de Ribamar, como acidentes de transito, bem como no segundo semestre que é o período da estiagem, combate ao fogo em vegetação e incêndios em residências e estabelecimentos comerciais.

Vale ressaltar também que são realizadas sessões de atividades técnicas, coordenadas pelo Capitão Raimundo e Tenente Brito, que diz respeito as vistorias em estabelecimentos, com intuito de verificar a adequação ao Código de Segurança e Prevenção de Acidente e Pânico (COSCIP), que é uma lei estadual que cabe ao Bombeiro fiscalizar as adequações dos estabelecimentos comerciais, onde o proprietário irregular é notificado.

 

Isadora Fonseca/ASCOM SSP-MA