Em prol de realizar uma parceria entre a comunidade e o poder público, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), tem intensificado reuniões no sentido de sensibilizar e mobilizar para a criação dos Conselhos Comunitários de Defesa Social. Um destes encontros aconteceu neste sábado (16), por volta das 10h no bairro Rio Grande e comunidades próximas. Eles participaram da 2ª reunião para a escolha dos Conselheiros Comunitários.
A SSP tem dado andamento em diversos bairros da capital e municípios maranhenses, visando dialogar, levar propostas e receber a participação dos representantes com o objetivo de somar e assim realizar uma segurança pública a contento.
SSP em Parceria com a comunidade
O encontro aconteceu na Unidade de Ensino Rio Grande que fica localizada no bairro Rio Grande, área do Maracanã e envolveu cerca de 20 representantes. A equipe da Unidade de Desenvolvimento e Articulação Institucional (UDAI), que integra a SSP representou o Secretário de Segurança Pública, onde explicaram o objetivo do projeto para que a comunidade possa interagir com os programas de Segurança Pública e ainda os programas de combate ás drogas para jovens e adolescentes.
O facilitador do projeto, o Major Alves, elencou que a SSP através do Programa Nacional de Segurança Publica Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) disse que está implantando para trazer não apenas policiamento e melhorias, mas também infra-instrutura em todas as comunidades adjacentes.
Nesta segunda reunião, será feito a escolha dos membros que irão compor a diretoria e será feito o processo de formação dos conselheiros. Eles participarão de um curso fornecido pela SSP onde serão ministradas aulas teóricas. “Os conselheiros trabalharão de forma organizada, estruturado e reconhecido na comunidade”, completou.
Um dos candidatos a Conselheiro Comunitário de Defesa Social, João Batista Amorim, 39 anos, que estava no local, disse que é muito bom está participado da reunião em objetivando melhorias para a segurança do bairro. “Eu vejo a importância desse conselho com uma expectativa muito grande, pois trás o poder público para estar presente na comunidade.
Esta sensibilização envolve toda a circunvizinhança e para nós é algo inédito. O poder público está aqui presente pela SSP, explicando, trazendo a informação do cidadão, dos seus direitos e quais os deveres do cidadão.
Estaremos tratando as questões do esporte, da Segurança Pública. A tendência é expandir este conhecimento entre as lideranças”, finalizou.
Dialogando a segurança pública
Segundo o facilitador da UDAI, um dos objetivos dos Conselhos é integrar os bairros e realizar diálogos para a resolução dos mais diversos problemas enfrentados na comunidade, entre eles, o da segurança pública.
Na ênfase, os Conselheiros Comunitários de Defesa Social são projetos oriundos do PRONASCI e incentivados pelo Governo do Estado, e ainda executados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Mauro Wagner / ASCOM SSP