Conselho Estadual de Trânsito reúne 27 entidades na Secretaria de Segurança

No encontro foram discutidas estratégias de combate à violência e desrespeito às leis de trânsito em todo o Maranhão.

Foi realizada na tarde da segunda-feira (12), no auditório da SSP/MA, uma reunião de trabalho com os conselheiros do Conselho Estadual de Trânsito que tem como presidente o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.

Na reunião foram debatidos vários temas relativos à segurança no trânsito, tratando da violência e do  desrespeito as leis, assim como medidas de prevenção de acidentes e educação no trânsito maranhense. 124_8823

Segundo o secretário Jefferson Portela, é necessário que sejam montadas ações de regulamentação do trânsito nas cidades do Estado, em alguns casos ações enérgicas, para que sejam obedecidas as leis.

“Sabemos das tragédias que acontecem em decorrência de mau comportamento dos condutores de veículos. Por conta disso, precisamos agir para diminuir o índice de acidentes que muitas vezes terminam com vítimas fatais e acontecem dia a dia em todo o Estado. Vamos ter ações integradas, através das vinte sete instituições que compõem o Conselho, ações educativas, mas teremos também uma forte atuação para tirar de circulação veículos irregulares, assim como motoristas infratores” disse o secretário.

Jefferson Portela deu informações sobre uma força tarefa que atuará em todo o Maranhão, retirando de circulação veículos que não atendem as normas de trânsito, veículos que não tem condição de circular nas avenidas por estarem de alguma forma irregular. “Esta força-tarefa terá a missão de localizar e tirar de circulação os infratores do trânsito, portanto será uma grande operação, que vai ser realizada em todo Estado” afirmou.

Para o Coronel Pereira, comandante da Polícia Militar do Maranhão, o Conselho Estadual de Trânsito dará uma atenção toda especial, com palestras de educação no trânsito, mas realizara operações repressivas no combate a violência no trânsito, prendendo os infratores, assim e operações preventivas de acidentes. “São ações benéficas que serão realizadas pelo conselho, entidades conveniadas e sociedade civil com o objetivo de reduzir os altos índices de acidentes, tanto na capital como no interior, invertendo esse número alarmante de mortes no trânsito maranhense” disse o coronel Pereira.

124_8815

Representando o Secretário da SMTT Canidé Barros, Israel Petrus secretário adjunto da pasta, falou da importância da reunião do Conselho Estadual de Trânsito com as demais entidades, especialmente a  parceria entre estado e município na educação do trânsito. É uma parceria que visa segurança, que visa fortalecer a relação entre os agentes públicos, e a sociedade civil”, acrescentou.

Em meio a entrevista o secretário adjunto da SMTT falou da licitação dos transportes coletivos. Disse que a licitação foi concluída, está em fase de homologação e que essa é uma notícia muito boa para São Luís,  que ganhará com uma melhor  qualidade no sistema de transportes.

Estiveram presentes membros de vinte sete instituições que integram o Conselho Estadual de Trânsito.

Stenio Johnny-Ascom/SSP