(Foto: Gilson Teixeira )
Aconteceu, na tarde desta quinta-feira (03), o 35º Encontro do Conselho de Segurança do Meio Norte (COMEN), que reuniu secretários e autoridades da Segurança Pública de cinco estados do pais. A solenidade foi presidida pelo diretor do Conselho e também Secretário de Segurança Pública do Estado do Amapá, Gastão Calandrini. Houve também a eleição para o novo diretor que ficará à frente do Conselho nos próximos dois anos.
“As políticas de Segurança (Meio Norte) são fundamentais para a parte operacional do Conselho de Segurança, visando ações políticas que tem como objetivo reprimir a criminalidade”, destacou o diretor Gastão Calandrini.
A reunião teve como finalidade definir estratégias de Segurança voltadas para o combate efetivo à criminalidade, bem como ações interestaduais, e as respectivas intervenções na área de inteligência.
O Comen, que foi criado em 1997, é constituído por intuições da área de Segurança Pública, como Policias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Federal, além do Corpo de Bombeiros. O conselho tem como responsabilidade realizar, na esfera regional, o intercâmbio de informações e experiências, bem como promover planos interligados e a coordenação de ações de Segurança Pública de interesse em comum.
Entre seus focos, o Comen busca estreitar as ações e atividades entre os setores de Segurança dos estados do Meio Norte (Amapá, Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins). Durante a reunião foram debatidas formas de planejar e coordenar, por meio dos núcleos regionais, as operações integradas de Segurança Pública, a nível estadual e interestadual.

Representando a cúpula de Segurança do Maranhão, estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, o delegado geral da Policia Civil, Augusto Barros, o Comandante Geral da PMMA, Marco Antônio Alves, o diretor do Centro de Inteligência de Segurança Pública, delegado Antônio Carlos Martins e representantes do CBMMA, representantes da Policia Rodoviária Federal e Policia Federal.
Segundo o Secretário de Segurança Jefferson Portela, o encontro visa discutir políticas para o ano de 2016 na área de Segurança e também projetos a serem defendidos junto ao Governo do Estado. “Esse conselho é fundamental para a parte operacional do Sistema de Segurança estadual, integrada ao sistema federal. Aqui fazem parte as policias estaduais, as policias federais, que são organismo da união dos estados”, ratificou Portela.