Companhia de Policiamento Turístico em Ação

Por CB PM Paulo -Ascom / SSP

A Companhia de Policiamento Turístico, CPTur, é responsável pelo policiamento ostensivo através de viaturas, motos, quadriciclos e patrulhamento a pé nas áreas turísticas da Região Metropolitana de São Luís, como Centro Histórico, Lagoa da Jansen, Península da Lagoa, Ponta da Areia e Avenida Litorânea. A CPTur é comandada a 3 anos pelo Tenente Coronel Roberto Filho.

A principal medida adotada na atual gestão foi a reestruturação das estratégias de policiamento da região turística através de ações como:

• Reinauguração da sede administrativa da CPTur, localizada na Rua da Estrela ao lado da Delegacia do Turista, no Centro Histórico;
  • Criação dos Postos Avançados na Praça Nauro Machado, Espigão e Convento das Mercês;
  • Construção do Quartel da Lagoa;
  • Intensificação das Operações Malha Metropolitana, Busca Implacável, Saturação, Praia Segura e Turista Seguro;
  • Fundação de Grupamentos Táticos como GTTur e policiamento especializado de motocicletas.

Foto: Nilson Figueiredo

O Tenente Coronel Roberto Filho revelou que a CPTur possui atualmente 173 policias militares capacitados para atender, orientar e garantir a segurança das pessoas que visitam a nossa cidade e também a sociedade maranhense, os policiais conquistaram tanto prestígio junto a sociedade devido as suas ações que criaram o jargão, linguajar próprio de um grupo profissional, “Padrão CPTur de atuar”. Muitos militares do Batalhão falam outros idiomas como inglês, francês e espanhol. O Oficial enfatizou que o incentivo ao aprimoramento profissional é uma marca da sua administração, prova disso foi a sua participação de forma voluntária no I Curso de Força Tática para Oficias Superiores da PMMA. Roberto finalizou com a seguinte afirmação: “Eu não posso exigir dos meus comandados que eles se capacitem se eu, que sou o espelho deles não procuro me capacitar, diante disso senti a necessidade de buscar mais conhecimentos para melhorar ainda mais a minha gestão e incentivá-los a buscar o aprimoramento profissional.”

Para o comandante da CPTur o êxito consiste no trabalho integrado com a Delegacia do Turista, Secretaria Municipal e Estadual de Turismo, agências de turismo local e estabelecimentos comerciais localizados principalmente na orla marítima e no Centro Histórico da cidade. Prova é a diminuição nos últimos anos de ocorrências envolvendo turistas, foram apenas 21 neste ano, uma média de menos de 2 ocorrências por mês.

Ele afirmou que a maioria das ocorrências são de roubo de celulares e que quase 90% desses pertences são recuperados, outro fator que merece relevância segundo o Tenente Coronel é a ausência de registros de crimes com maior potencial ofensivo, ou seja, crimes de natureza grave, como homicídio, sequestro, latrocínio ou lesão corporal, isso se deve ao sucesso das ações do Batalhão e por isso o comandante Roberto Filho tem a certeza em garantir que o turista está seguro em São Luís.

Mais resultados positivos:

• 8 apreensões de arma de fogo;
  • 447 apreensões de armas brancas;
  • 55 flagrantes;
  • 380 pessoas conduzidas ao DP;
  • 298 ocorrências atendidas;
  • 243 registros de Boletins de Ocorrência e Termos Circunstanciados de Ocorrências;
  • 800 unidades de drogas apreendidas, como maconha e crack.