CBMMA promove o 1° Encontro de Bombeiras do Estado

Foto: Nilson Figueiredo

Em continuidade às ações de melhorias e ampliação das atividades da corporação, foi realizado, na ultima quarta-feira (30), no auditório da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-MA), o 1° Encontro de militares do sexo feminino do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Com o objetivo promover a integração entre as militares de todo o Estado, o encontro também tem a grande missão de discutir assuntos de extrema relevância como a valorização e a importância do serviço da mulher no âmbito da Instituição.

Encontro de Bombeiras 2

O evento tem duração de um dia e conta com palestras da Delegada Kasumi Tanaka, titular da Delegacia Especial da Mulher e da Capitã Ediellen, da Polícia Militar do Estado do Maranhão, comandante da Patrulha “Maria da Penha”, as palestrantes tratarão de temas relacionados ao serviço executado pela mulher dentro das instituições militares, assédio moral, da valorização o serviço feminino, dentre outros assuntos. Na oportunidade, debates entre as militares acerca de novas sugestões e melhorias no serviço desempenhado por elas farão parte de uma espécie de mesa redonda ao final do encontro. De acordo com o comando do CBMMA, novos seminários como esse, abordando temas importantes e de relação intima com o direito das servidoras, serão promovidos em 2017, objetivando a valorização dos serviços prestados pela mulher na corporação.

Encontro de Bombeiras 6

“O encontro é de grande valia, pois esclarece as militares femininas em relação aos seus direitos e principalmente em relação às situações de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho”, declarou o coronel Célio Roberto, comandante do CBMMA.

Encontro de Bombeiras 4

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão possui um efetivo total de 88 (oitenta e oito) militares do sexo feminino, distribuído em 06 (seis) municípios. No encontro participaram em torno de 40 (quarenta) militares, segundo a Major Priscila Chahini, o ingresso de militares do sexo feminino na corporação ocorre desde 1994 e tem sido feito de forma gradativa, o que evidencia a importância da prestação de serviço da mulher no âmbito corporativo.

Encontro de Bombeiras 1

“Atualmente temos 88 militares femininas em nossa corporação, podemos dizer que ainda é um número muito pequeno, já que não representamos nem 10% do efetivo total. Desde o ingresso das primeiras mulheres no CBMMA, em 1994, observamos uma evolução gradual no que diz respeito às adaptações diante da presença feminina no quartel. Pra se ter uma ideia, antigamente não havia alojamentos femininos, hoje todos os quartéis já possuem, ressaltou a Major, comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimo.

Fonte: Ascom / CBMMA