Capacitação em salvamento rápido da PM foi essencial em resgate de vítima em elevado de são Luís

Por: Mauro Wagner – ASCOM/SSP

Enfatizando a segurança pública de forma diuturnamente, estando aptos para melhor servir a sociedade, os policiais da força de segurança do maranhão participam de diversos cursos de capacitação. Na ênfase de se condicionar para um preparo visando um tempo resposta inesperado. Fora justamente o que ocasionou no salvamento de uma vítima de tentativa de suicídio. O ocorrido aconteceu neste sábado (25), onde o Cb. Pm Karlos Alberto Sousa Castro, lotado no BpTur, ajudou no salvamento de Jadson Lima Bezerra, 31 anos, no qual tentava se jogar do Elevado do Café, localizado no bairro do Outeiro da Cruz.

A ação de salvamento rápido fora registrado pela Câmera do Vídeo Monitoramento no sábado, por volta das 20h:30, no Viaduto do Café, no bairro do Outeiro da Cruz. Segundo o próprio Cb. Sousa Castro, lotado no BpTur, teria visualizado a vítima tentando se jogar das grades do Elevado do Café. “Eu estava retornando para casa, à paisana, quando avistei um certo número de pessoas na altura do Elevado do Café, no bairro do Outeiro da Cruz. Avistei uma pessoa na qual estava tentando se suicidar. Me aproximei e iniciei um diálogo, tentando evitar que a vítima se jogasse do elevado. Foram momentos tensos, tentando fazer com que a vítima mudasse o seu intento de ceifar a sua vida. Após longa conversa e aflita negociação, apliquei a técnica do curso de Gerenciamento de Crise, conseguindo convencer a vítima e o retirar das grades, evitando assim, que acontecesse o pior. Graças a Deus evitamos que ele viesse a se jogar do elevado”. Relatou o policial militar. Após o salvamento, demais policiais militares se aproximaram para prestar ajuda. Uma Guarnição do Corpo de Bombeiros comandada pelo 2º Sgt. C.Roberto, no sentido de acalmar e prestar socorro à vítima.

Ação impensável e a ajuda do próximo para recomeçar
Após o incidente, a vítima Jadson Bezerra, teria informado os motivos, que o levaram a praticar a ação impensável. Ele teria relatado, que é residente do município de Bacabal-MA, onde teria contraído uma dívida no valor de R$ 230 reais. Jadson Bezerra não estava podendo pagar o débito. O cobrador da mesma, estava realizando as cobranças de forma constante, e às vezes, até de forma já incomodando. Ele também estava tendo grandes dificuldades de alimentar a família. A vítima se deslocou para São Luís, para tentar conseguir algum emprego, mas não teria conseguido. Não tendo realizado o seu intento em conseguir emprego e com a família em dificuldades, pensou então nessa forma negativa de tentar resolver.

Logo após as pessoas tomarem conhecimento, duas pessoas se prontificaram em ajudar. Uma dessas pessoas, de imediato ofereceu um terreno para que Jadson Lima Bezerra, realizasse a limpeza, já ficando por receber um valor pelo serviço realizado. Outra pessoa se solidarizando, já oferecera uma oportunidade para que o Jadson Lima Bezerra, ajudasse à revender frango assado, em um local de venda, de sua propriedade. As ações do Cb. Pm Sousa Castro e das duas pessoas no sentido de ajudar a vítima e a família, pode ser o diferencial para quem quer apenas um motivo, para repensar e seguir em frente. O Cb. Pm Sousa Castro recebeu uma justa homenagem da Polícia Militar, por conta da sua coragem e determinação pelo salvamento da vítima. O reconhecimento de bravura, aconteceu nesta terça-feira última (28), durante uma formatura no Centro de Formação de Praças (Cefap).