Bombeiros atuarão nas eleições 2016 em todo o Maranhão

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) já definiu o planejamento operacional que será empregado nas eleições municipais 2016 em todo o estado. A atuação da Corporação receberá reforço em diversas regiões, como forma de ampliar os trabalhos do Sistema de Segurança e garantir um pleito eleitoral limpo e tranquilo na capital e no interior.

A ação é parte do plano integrado dos órgãos Sistema de Segurança Pública, Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e as Forças Armadas. A determinação do Comando da Corporação é para que todos os batalhões e unidades operacionais funcionem normalmente, redobrando a atenção não só no domingo (2), mas já desde este sábado (1º), quando aumentam as movimentações em algumas cidades, principalmente nas que concentram grandes colégios eleitorais. Serão empregadas, nas operações desenvolvidas no período, viaturas do tipo Auto Bomba Tanque (ABT), Auto Resgate (AR) e Auto Busca e Salvamento (ABS).

O comandante geral, coronel Célio Roberto de Araújo ressaltou que a tropa atuará nos locais de votação em todas as zonas eleitorais. “Por determinação do governador Flávio Dino, vamos ter um grande aparato de homens e de viaturas mobilizados para que as eleições sejam tranquilas e sem incidentes em todo o Maranhão. Nosso propósito é garantir um processo eleitoral com total lisura e transparência”, informou, ressaltando também que equipes permanecerão de prontidão em áreas com maiores índices de crimes e delitos, mapeadas pela inteligência, para intervirem em possíveis atos criminosos.

Em São Luís e nos municípios vizinhos, bombeiros ficarão responsáveis pela guarda de urnas neste sábado (1°). O coronel Wibirajá Figueiredo, comandante Operacional Metropolitano, responsável pela supervisão geral na Grande Ilha, avaliou a preparação do CBMMA para as eleições municipais deste domingo (2). “O Corpo de Bombeiros já está com todo efetivo distribuído e escalado. Teremos cerca de 400 militares, entre oficiais e praças, que atuarão nas zonas eleitorais de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e na Raposa. Estamos trabalhando para que tudo ocorra dentro da normalidade no dia das eleições”, disse.

Haverá, também, equipes de bombeiros presentes nos principais corredores e pontos estratégicos da cidade, e em locais de grande concentração de público e de veículos, como terminais de Integração, Aeroporto, Rodoviária e no Terminal Marítimo de Passageiros na Ponta da Espera, visando prevenir ações criminosas, como os incêndios e atos de vandalismos ocorridos nos últimos dias na região Metropolitana. O serviço diário de atendimento a ocorrências, como busca e resgate, atendimento pré-hospitalar e de combate a incêndios em vegetação, será mantido sem alteração.