Batalhão de Polícia de Choque da PMMA comemora 32 anos de existência

Uma solenidade militar marcou o encerramento as comemorações do 32º aniversário do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), da Polícia Militar do Maranhão. O evento aconteceu no início da manhã de segunda-feira (17), na sede do Batalhão, localizado no Complexo do Quartel Comando Geral da PM, no Calhau, em São Luís.

Durante a solenidade houve homenagens aos policiais que se destacaram no período de janeiro a março, nas ações que resultaram na apreensão de armas de fogo e prisão de criminosos. Militares que foram para reserva remunerada também foram homenageados pelo comando da PM e pelo comando da unidade. O subtenente José Ribamar Assunção Fidalgo foi um dos que receberam as homenagens e reconhecimento por ter sido um militar exemplar e dedicado.

O comandante geral, coronel Jorge Luongo, destacou a atuação do Batalhão como força especializada de segurança em todo o Estado, combatendo a criminalidade e agindo em situações de risco e de controle da ordem. “O valor de sua tropa está no seu homem e nós nos orgulhamos do BPChoque que é integrada por policiais treinados e capacitados. Essa tropa especial é detentora de respeito e confiança por parte da corporação e da sociedade”, frisou.

O tenente-coronel Francisco Wellington, enfatizou o empenho da tropa, ressaltando a dedicação e o valor de cada missão diária do policial choqueano. “Vivam de maneira digna como vocacionados a cumprir a nobre missão de atuar como força especial do Estado. Devemos fazer o melhor hoje do que ontem. Parabéns a cada policial que se dedica diuturnamente na execução da nobre missão de manter a ordem” disse.

 O oficial finalizou sua fala comentando que como parte da programação do 32º aniversário do Choque foram realizadas durante o mês de abril, diversas competições esportivas em várias modalidades que serviram para confraternizar, integrar e fortalecer os integrantes da unidade.

Participaram também da solenidade o subcomandante geral da Corporação, coronel Pedro Ribeiro, o comandante do Comando de Missões Especiais (CME), coronel Marques Neto, convidados, além de oficiais e praças do Choque.

Mais

O BPChoque é uma das unidades operacionais que fazem parte do Comando de Missões Especiais da PMMA. Atua nas modalidades motorizado, por meio de viaturas e motocicletas, além de contar com o Pelotão de Cães.

É o Batalhão responsável pela ordem pública.  Realiza escolta de presos de justiça, policiamento de grandes eventos em praças esportivas, religiosos e culturais. Atua ainda na manutenção da ordem do sistema penitenciário estadual, em reintegração de posse e em bairros com maiores índices criminais nas diversas regiões do estado do Maranhão.

PELA PAZ E PELA ORDEM!

PARABÉNS CHOQUEANOS!