Aspirantes da PM participam da colação de grau da UEMA

Dezessete aspirantes do Curso de Formação de Oficiais (CFO),  da Polícia Militar do Maranhão participaram na noite de quinta-feira (10), no Auditório Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma,  da solenidade solene de Autorga de Grau da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

A solenidade foi presidida por Gustavo Pereira da Costa, reitor da Instituição e contou com a presença dos coronéis Jorge Allen Luongo e Antonio Roberto; Subcomandante Geral e diretor de Ensino da PMMA respectivamente. Estiveram presentes ainda , autoridades do poder  judiciário, civis e eclesiástica, além dos professores e familiares dos formados .DSC_0196

Na oportunidade, o reitor parabenizou os formados e familiares destacando a importância do momento na vida profissional por meio da educação. “A Colação de Grau é o coroamento de todo o trabalho desenvolvido em nossa Instituição, agora vocês estão prontos, e são profissionais de nível superior, aptos para se integrarem à sociedade”. Disse o Gustavo Pereira.

Sobre o CFO e formação dos aspirantes

O CFO é fruto de um convênio de mútua cooperação técnico-científico firmado com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Polícia Militar, sendo reconhecido pelo MEC e está pedagogicamente dividido em oito períodos, com carga horária total de 5.190 horas/ aulas.DSC_0202

Ao longo de seus 22 anos, a APMGD, em parceria com a UEMA, formou 519 Oficiais, sendo 475 do Estado do Maranhão, 25 do Estado do Piauí, 05 do Estado do Acre, 04 do Estado do Ceará e 10 do Estado de Sergipe, todos diplomados como Bacharéis em Segurança Pública.

Dentro da estrutura curricular as disciplinas do núcleo comum foram ministradas na UEMA. Já as disciplinas dos núcleos específico e livre foram ministradas na Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD). Os aspirantes passaram, ainda, pelo Estágio Prático Supervisionado, que é realizado nas Unidades Policiais Militares – UPM da Região Metropolitana de São Luís e do interior do Estado, e após seis meses serão promovidos ao posto de 2º tenente.