Alegria e segurança marcam sábado de carnaval em São Luis

 

ASCOM SSP/PMMA

No sábado (22),  segunda noite oficial do Carnaval, milhares de pessoas se divertiram nos três circuitos oficiais da capital maranhense, Rio Bacanga, Circuito Beira Mar e circuito Madre Deus.

Com forte esquema de segurança montado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, aproximadamente 4 mil policiais militares foram empregados no policiamento nos dias de folia.

O plano de ação da Polícia Militar conta com policiais dos Batalhões de áreas dos grandes comandos de Policiamento de Áreas da capital, além de grupamentos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Grupo de Operações Especiais (GOE), Cavalaria, Centro Tático Aéreo (CTA), Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e Serviço de Inteligência.

Policiais do Batalhão de Policiamento Rodoviária (BPRv) realizaram barreiras em várias vias de trânsito com objetivo de proceder com a revista de veículos e busca pessoal nos condutores e passageiros, além de fiscalizar o cumprimento da lei seca.

Outra modalidade de policiamento que chamou a atenção dos brincantes, foi a abordagem dos policiais da Patrulha Maria da Penha que entregaram panfletos com informações voltadas para o combate ao assédio, importunação sexual e combate à violência contra a mulher, garantindo a segurança dos foliões.

Também atuam em conjunto com a PM, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Civil por meio dos plantões que receberam maior efetivo para atender as ocorrências.

O comandante geral, coronel Pedro Ribeiro, destacou que o plano de operações do policiamento garante a segurança do folião desde o deslocamento de sua residência até o local da festa. “Buscamos garantir a segurança do folião desde o seu deslocamento da sua residência ao local da folia, mantendo as ações de rotina nos bairros. Intensificamos o patrulhamento próximo aos pontos de ônibus e as abordagens”, finalizou.

O secretário de Segurança, Jefferson Portela, supervisionou os circuitos juntamente com a cúpula da segurança. Para o secretário a expectativa é que os resultados da segurança sejam positivos como nos anos anteriores. “A integração das forças de segurança e a presença de um grande efetivo em todas as áreas refletirão como nos anos anteriores, em um carnaval marcado pela tranquilidade e ordem”, disse.

Alegria e tranquilidade na Passarela do Samba

A passarela do samba todos os anos atrai um grande público voltado pela beleza dos desfiles e manifestações do carnaval tradicional com desfile dos blocos e escolas de samba.  Além do policiamento distribuído nas arquibancadas e passarela, a PM montou esquema de segurança no entorno da área com apoio das motos e viaturas. A cavalaria também reforçou o patrulhamento.

Para o administrador John Webster Soeiro, 52, morador do bairro Cohama,  além da beleza dos desfiles, o fator segurança tem sido um dos atrativos da passarela do samba,  “Além da beleza proporcionada pelo desfile, nos chamou a atenção a tranquilidade do evento e a presença dos policiais e viaturas em toda área”, relatou o folião.