Ações preventivas da Polícia Militar nos circuitos de carnaval nas regionais de Rosário e Barreirinhas resultam em ocorrências sem gravidades

SSP-ASCOM

Priorizando em mais segurança para os circuitos de carnaval, na região que compreende as Regionais de Rosário e Barreirinhas/MA fora desenvolvido um esquema de segurança no sentido de inibir as ocorrências graves no tocante aos crimes contra a vida e o tráfico de entorpecentes. Nesse sentido foram desenvolvidas ações preventivas e incursões nas regionais de Rosário e Barreirinhas no intuito que as ocorrências nos circuitos do carnaval ocorressem sem gravidades nas regionais destacadas. As ações da Polícia Militar nos circuitos carnavalescos por meio dos municípios de Rosário e Barreirinhas ocasionaram em uma redução significativa nas ocorrências. As ações da Polícia Militar têm somente o único objetivo, na construção da paz social.

Na região de Rosário e no município de Morros, o Comandante do 27º Batalhão destacou que foram desenvolvidas ações preventivas, não somente para o controle do trânsito na região, por conta do período carnavalesco; mas também reuniões de conscientizações com os organizadores dos responsáveis que coordenam as brincadeiras e as autoridades da região. A reunião aconteceu com a presença do 27º Batalhão da Polícia Militar. Os quais abordaram na reunião, orientações com os organizadores de blocos do carnaval de Rosário, objetivando na segurança para todos que durante o período de carnaval na região de Rosário. A reunião aconteceu no dia 14.02.2020, onde o Ten. Cel. Carlos Frank realizou uma reunião de orientação aos organizadores de blocos e paredões do Carnaval de Rosário. Tratou-se das regras para que os blocos e paredões possam desenvolver as brincadeiras de forma organizada e segura. Também foram realizadas reuniões técnicas com órgãos de Trânsito, guardas municipais, Polícia Municipal, Secretarias de Cultura e Meio-Ambiente, dentre outros. Segundo o Comandante o Ten. Cel. Carlos Frank “O objetivo da reunião foi esclarecer para os organizadores, as regras e a forma colaborativa de comportamento dos foliões, para garantir um carnaval seguro para todos”, ponderou o comandante do 27º BPM.

A reunião ocorreu no auditório da Rede Ferroviária da cidade, onde participaram do encontro, com o Comandante, além dos organizadores, o Subcomandante Major Kleuberth; o Cap. Jesus; a Delegada de Polícia Civil, Nathália; Conselho Tutelar, na pessoa da Dulcivania, os Secretários de Segurança, Getulio; Cultura, Alaim; Meio Ambiente, Alan; Município, Cmt. da Guarda Municipal, Pereira; Diretor do DMTT, Maykson. As ações para minimizar as ocorrências de crimes foram deflagradas nos 11 municípios, sob a circunscrição do Batalhão, sendo eles: Rosário, Santa Rita, Bacabeira, Presidente Jucelino, Cachoeira Grande, Morros, Axixá, Icatu, Primeira Cruz, Humberto de Campos e Santo Amaro.

Número de abordagens na regional de Rosário

As ações preventivas nas regiões com o intuito de garantir a segurança e paz social, destacaram-se com barreiras preventivas em pontos estratégicos na região de Rosário, visando a redução da incidência de crimes de roubos de veículos, de cargas e abastecimento de drogas para os povoados vizinhos. Nestas ações foram realizadas na sexta-feira (14), abordagens em: Veículos passeio: 14; Motocicletas: 40; Caminhões: 01 Embarcações: 01; Pessoas: 85 abordadas.

As operações objetivam em duas vertentes, se estenderão até o final das brincadeiras momescas. Uma delas é a saturação de toda a área, através de barreiras e incursões nos bairros. O objetivo é desarmar criminosos e contraventores e atacar de forma maciva, o tráfico de drogas, aumentando assim a sensação de segurança. A outra vertente será o emprego de um efetivo reforçado nos locais das brincadeiras, enfatizando na segurança da região.

Esquema de segurança montado pelo 27º BPM garante paz e tranquilidade no Galo da Madrugada em Rosário

O evento do Galo da Madrugada ocorre há 60 anos e se repetiu neste sábado, 15.02.2020, carregando uma grande multidão pelo centro de Rosário. Segundo o Comandante do Batalhão, TC. CARLOS FRANK, o esquema de segurança foi planejado para garantir a segurança do folião. Durante as brincadeiras, não houve ocorrências relevantes. O esquema de segurança e as operações continuam até o término do Carnaval.

Ações preventivas na região de Barreirinhas, no período do pré-carnaval

Na região de Barreirinhas/MA, as ações preventivas por conta do Batalhão de Polícia Militar de Turismo-BPTur, idealizou-se sob o comando do Comandante do BPTur em Barreirinhas, Capitão QOPM Ramon, onde fora desenvolvido a Operação Barreirinhas Segura. As ações foram desenvolvidas na sexta-feira (14), até o domingo, onde a 4ª Companhia do BPTur realizou a “Operação Barreirinhas Segura”, com um reforço de efetivo, a operação comandada pelo Capitão Ramon, intensificou as incursões em bairros, realizando abordagens seguidas de revistas à pessoas e veículos, bem como, bares e eventos festivos, onde iriam acontecer e estavam acontecendo as brincadeiras, no período carnavalesco.

Durante a operação foram apreendidas 23 pedras de uma substância semelhante a crack e 09 papelotes de outra substância semelhante à cocaína, além de uma motocicleta com restrição de infrações de trânsito, e uma condução à delegacia por suspeita de tráfico de drogas. Não foram constatadas ocorrências de grande vulto, fruto da forte ação ostensiva / preventiva da Polícia Militar. É compromisso da Polícia Militar, através do BPTur, elevar constantemente o nível de qualidade da segurança pública, proporcionando maior tranquilidade a comunidade barrerinhense.

Número de abordagens na regional de Barreirinhas:

Foram realizadas as abordagens no período de sexta a domingo em Barreirinhas: a pessoas: 270; abordagens a motocicletas: 48; abordagens a automóveis: 25; abordagens a festas 06; abordagens à bares: 07. Em uma dessas abordagens, fora apreendido: 23 pedras de crack, 09 papelotes de cocaína, 01 motocicleta; Condução ao Departamento da Polícia Civil: 01 por suspeita de tráfico de drogas

As ações nos circuitos carnavalescos por meio da Polícia Militar nas comunidades, e circuitos de carnaval, têm somente o único objetivo primordial, que é na construção da paz social.